Na tarde de ontem, 08, foi realizado uma grande manifestação em frente a Ministério do Planejamento. Dirigentes da UNAFE,Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal (ANAJUR, ANPAF, ANPPREV, APBC, APAFERJ E SINPROFAZ) e da ANADEF participaram do Ato que contou com a adesão de cerca de seis mil servidores que reivindicam reajuste salarial, integrantes das carreiras estratégicas para o funcionamento do Estado.
A manifestação contou com o apoio dos Deputados Federais Ivan Valente (PSOL-SP), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), os quais discursaram em favor das Carreiras e enfatizaram que os argumentos apresentados pelo Governo Federal para não conceder reajuste é enganoso e contraditório.
O Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) expressou seu completo apoio à mobilização conjunta e à Advocacia Pública Federal, criticando o Advogado-Geral da União, pela edição do Decreto 7.777/2012, que permite a substituição de servidores públicos federais em greve, por equivalentes estaduais ou municipais mediante convênio e o compartilhamento da execução da atividade ou serviço com Estados, Distrito Federal ou Municípios.
Os Dirigentes da Advocacia Pública Federal enfatizaram no discurso, que a afirmação do Governo de que a concessão de reajuste só poderá ser feita até fim deste mês é enganosa e que as carreiras devem continuar mobilizadas, uma vez que, até o último dia do ano é possível emendar o orçamento e incluir proposta de recomposição remuneratória.
Os Líderes sindicais e associativos das carreiras que participaram do ato (Advocacia e Defensoria Públicas Federais, Auditoria do Fisco e do Trabalho, Delegados e Peritos da Polícia Federal, do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro, entre outras) destacaram que as paralisações estão sendo intensificadas, e que se não houver uma resposta do Governo haverá uma greve generalizada.
Após os discursos os manifestantes caminharam da Esplanada dos Ministérios até a Praça dos Três Poderes, onde a Polícia Militar do Distrito Federal tentou impor restrição à passagem, onde, após rompida a barreira, postaram-se em frente ao Palácio do Planalto.
No início da tarde, paralelamente ao ato em frente ao MPOG, os Dirigentes da UNAFE e do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal (ANAJUR, ANPAF, ANPPREV, APBC, APAFERJ E SINPROFAZ), realizaram a exposição de faixas, entrega de panfletos nos semáforos e estacionamentos do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal.
As mensagens das faixas enfatizaram a insatisfação dos Advogados Públicos Federais com a disparidade remuneratória entre a Advocacia Pública Federal e as demais funções essenciais à justiça, pedindo a equiparação dos salários imediatamente.