Mesmo com a crise institucional instalada na AGU, Advogados Públicos Federais, representantes da UNAFE levam ao conhecimento da população sua atuação hercúlea em defesa dos interesses do cidadão. A UNAFE foi parceria da edição nacional do Ação Global.
Representantes da UNAFE lotados em diversos estados brasileiros divulgaram a importância da Advocacia Pública Federal durante todo o sábado, 30 de maio, como parceiros no projeto Ação Global Nacional. O evento da Rede Globo, em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI, que chegou à sua 22ª edição, fechou parceria com a UNAFE, e este ano ocorreu simultaneamente em diversas regiões brasileiras.
Com o objetivo de aproximar a Advocacia Pública Federal da população, a UNAFE iniciou, em 2011, a parceria com o evento. Nas ações, os representantes da entidade prestaram esclarecimentos à sociedade quanto ao papel da Advocacia Pública Federal e o que fazem seus membros.
Os atendimentos realizados pelos membros da Advocacia Pública Federal aconteceram em municípios e bairros dos seguintes estados: Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará, Rio De Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso.
Na ocasião, as pessoas que visitavam os stands da UNAFE recebiam orientação jurídica, material sobre a Advocacia Pública Federal e a cartilha com noções de cidadania, elaborada pela entidade.
EM SÃO PAULO
Para a Diretora de Comunicação da UNAFE, Alessandra Minadakis, que compareceu ao Ação Global em São Paulo, a participação da UNAFE e dos Advogados Públicos Federais em projetos de cunho social aproxima cada vez mais o cidadão do trabalho dos membros da AGU.
“A população tirou dúvidas sobre questões jurídicas e recebeu a cartilha ‘Cidadania e Advocacia Pública – Promovendo os direitos e deveres do cidadão’, elaborada pela UNAFE. A publicação difunde o conhecimento sobre cidadania e busca despertar a consciência coletiva dos cidadãos para o direitos garantidos na Constituição Federal”, afirma a Diretora de Comunicação da UNAFE.
A cartilha, que tem por objetivo incentivar o exercício dos direitos e deveres do cidadão, foi elaborada com linguagem acessível e didática, e busca proporcionar uma ampla visão sobre a contribuição da Advocacia-Geral da União para a construção da cidadania.
Em São Paulo compareceram os seguintes representes da UNAFE: Alessandra Minadakis, Flávio Munakata e Nadja Lima Menezes.
NO CEARÁ
O Diretor da 1ª Região da UNAFE, Marcelino Rodrigues, que participou da edição do Projeto Ação Global do Ceará, destacou a importância da inserção da Advocacia Pública Federal em trabalhos sociais, voltados à realização da cidadania, entre eles os que se prestam ao esclarecimento das dúvidas jurídicas da população.
“É de fundamental importância estarmos presentes nesses eventos. Aqui [no Ação Global], a população teve acesso a variados serviços, sendo que a orientação jurídica prestada permitiu que a população se informasse quanto a importância do trabalho dos Advogados Públicos Federais para o País”, afirmou o Dirigente da UNAFE.
A Cartilha da UNAFE foi elogiada durante o evento. Professores que participaram do Ação Global se comprometeram em utilizar o material para difundir questões sobre a importância da Advocacia Pública Federal e os direitos assegurados na Constituição Federal em sala de aula.
No Rio de Janeiro, os representantes da UNAFE, Jane Midões, Diogo Tristão, Tatiana Wolf, Fátima Mendes e Istvan Nunes Laki realizaram 340 atendimentos e conseguiram espaço na imprensa. O jornal ‘O Globo’ destacou a participação dos Advogados Públicos Federais no evento. Também foram entregues as Cartilhas da Cidadania e a população foi orientada quanto ao papel da Advocacia Pública Federal na defesa dos interesses dos cidadãos.
NO ESPÍRITO SANTO
O projeto Ação Global no Espírito Santo também teve participação da UNAFE. Os representantes da entidade, José Guilherme Barbosa, Dianny Silveira Gomes Barborsa e Marcos José de Jesus realizaram atendimento jurídico da população e entregaram as Cartilhas da Cidadania. Com stand exclusivo de atendimento, os Advogados Públicos Federais explicaram à comunidade o que faz e quais as principais atuações dos membros da AGU.
O projeto também foi executado em Santa Catarina. No evento, o Delegado da UNAFE no estado, Cláudio Peixoto proporcionou orientação jurídica e levou à comunidade noções de cidadania através do atendimento e entrega da cartilha elaborada pela entidade.
PARANÁ/MATO GROSSO
No Paraná e no Mato Grosso foram distribuídas cartilhas com informações sobre Direitos assegurados na Constituição Federal, em stands específicos da UNAFE.
PROJETO NACIONAL
Para as próximas edições, o Diretor-Geral da UNAFE, Roberto Mota, espera contar com apoio da maior quantidade possível de associados que tenham interesse em se voluntariar e assim difundir a Advocacia Pública Federal em todo o País.
“A UNAFE sempre busca a construção de uma sociedade melhor. Nosso objetivo é mobilizar os Advogados Públicos Federais para auxiliar a enfrentar os problemas sociais da parte mais fragilizada da população. A participação dos colegas é fundamental para a continuidade desses projetos”, afirma Roberto Mota.
Mota também destaca a importância da participação no evento que busca fomentar o exercício da cidadania e a compreensão da sociedade sobre o papel dos Advogados Públicos Federais como agentes transformadores da realidade.
Além da participação no projeto Ação Global Nacional, a UNAFE manterá a parceria em São Paulo e no Rio de Janeiro, que devem sediar outras edições do evento, ainda este ano.
Clique aqui para acessar a cartilha ‘Cidadania e Advocacia Pública – Promovendo os direitos e deveres do cidadão’, elaborada pela UNAFE.