Em reunião nesta terça-feira, 20, com o Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Líder do PMDB na Câmara, o Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, Gustavo Maia, e os representantes das demais entidades das carreiras que integram a mobilização conjunta, debateram com o parlamentar a possível concessão de reajuste salarial no orçamento de 2012. O Deputado afirmou que após diversos encontros com demais líderes e com o relator do orçamento, Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), não haverá reajustes para nenhuma carreira no orçamento de 2012, nem mesmo para a Magistratura e o Ministério Público.
Na noite de ontem o Diretor da UNAFE esteve com o com assessor do Deputado para tentar agendar encontro com o parlamentar, que ocasionalmente acabou participando do encontro.
Na conversa de ontem, o Diretor da UNAFE explicou sobre a necessidade de recomposição remuneratória das carreiras da AGU e argumentou o fato de que a Instituição exerce atividades de mesma complexidade e importância daquelas desempenhadas pelos magistrados e membros do MP, bem como os prejuízos suportados pela União com a crescente evasão dos quadros da AGU.
No encontro de hoje, o parlamentar elogiou a intervenção feita por Gustavo Maia. “Ontem vocês trouxeram um discurso muito interessante e razoável. Não há como aumentar o fosso salarial que distancia estas carreiras da Magistratura e do Ministério Público”, afirmou o Deputado.
Os representantes das carreiras explicaram que o impacto orçamentário do reajuste às suas bases seria de aproximadamente R$ 1 bi. O Deputado se comprometeu a reiniciar as discussões de valorização das carreiras já no início do próximo ano.
“No início de Março do ano que vem eu me coloco à disposição para que iniciemos um novo debate sobre esta situação. Até lá, vocês devem me subsidiar com dados que embasem o pleito destas carreiras”, afirmou Henrique Eduardo Alves.