O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, juntamente com os demais dirigentes das entidades mobilizadas por um Serviço Público de Qualidade, se reuniu, mais uma vez, com o Deputado e Vice-Líder do Governo no Congresso Nacional, Gilmar Machado (PT-MG), para solicitar novamente a inclusão de reajustes salariais às carreiras de Estado no orçamento do ano que vem. O Deputado confirmou reajuste de 5,2% apenas para os juízes.
O anúncio sobre o reajuste vai de encontro ao que Gilmar Machado havia dito no último encontro com os representantes das entidades, ocorrido no dia 16 de novembro. Na ocasião, o parlamentar informou aos dirigentes que o relatório preliminar da PLOA prevê recursos na ordem de R$ 8 bilhões, que autoriza o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP a fazer adequação salarial para todos os servidores públicos, e que caso fosse aprovado qualquer reajuste este seria ampliado a todas as carreiras.
O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios afirmou que as carreiras ali representadas já apresentam defasagem de 50 % e que a evasão dos quadros será inevitável em médio prazo. “Com este atual reajuste a defasagem das nossas carreiras chegará a 55%. O concurso é tão difícil quanto o da magistratura, logo, se não são asseguradas as mesmas garantias há desequilíbrio e consequente evasão dos quadros. Nós é que sempre pagamos esta conta”, ponderou Palacios.
O Deputado afirmou em reposta que na próxima semana acontecerá uma reunião entre os parlamentares envolvidos com o orçamento para discutir a ampliação do percentual de reajuste às demais carreiras.
Palacios reiterou a situação de fragilidade e que a Advocacia-Geral da União se encontra para desenvolver de forma satisfatória seu mister constitucional.
“Infelizmente a nossa entidade tem limitações óbvias e não vemos por parte da AGU nenhuma ação real que possa reverter essa situação favoravelmente aos Advogados Públicos. É lamentável que se tenha a possibilidade de reajuste e as carreiras que atuam na prevenção e combate à corrupção não sejam contempladas”, afirmou o Diretor-Geral da UNAFE.
Os representantes continuarão empenhados para tentar ampliar o reajuste às carreiras do Executivo. Na semana que vem vão se reunir com parlamentares para tentar que o reajuste concedido aos juízes seja estendido às carreiras.