Desde maio deste ano a UNAFE e as entidades representativas do serviço público federal organizam mobilizações conjuntas e participam de diversas reuniões no Congresso Nacional e Ministério do Planejamento para abrir negociações com o governo
Nesta quarta-feira, 30, o Diretor de Relações Institucionais Gustavo Maia, esteve reunido com os demais dirigentes das associações representativas do serviço público federal. O objetivo da reunião foi traçar metas para pressionar o governo a incluir reajustes salariais às carreiras já no orçamento do ano que vem. As entidades decidiram organizar na semana que vem mais um ato de mobilização e seminário para debater a importância das suas funções para prevenção e combate à corrupção.
“Ao longo de todo este ano tentamos contato com o Governo em diversas reuniões que a UNAFE e estas demais entidades participaram. Todas sem sucesso com previsão do governo para reajuste só em 2013, como informado pela Presidência da República em reunião com o Secretário-Geral em julho deste ano. Vamos promover este seminário para reunir o máximo possível de autoridades, parlamentares e especialistas para mostrar ao governo e à sociedade a importância de se investir nestas carreiras para combater a corrupção no país, verdadeiro ralo do orçamento federal”, afirmou o Diretor da UNAFE.
No dia 16 de novembro o Deputado e Vice-Líder do governo no Congresso Nacional, Gilmar Machado (PT-MG), informou aos dirigentes que o relatório preliminar da PLOA prevê recursos na ordem de R$ 8 bilhões, que autoriza o Governo Federal a fazer adequação salarial para todos os servidores públicos.
Desde então, a UNAFE e as demais entidades que integram o movimento conjunto intensificaram suas atuações junto ao Congresso. Foram realizados diversos encontros com parlamentares, inclusive o relator da proposta orçamentária para 2012, Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e com o Secretário de Recursos Humanos do MP, Duvanier Paiva, ocasião em que foi reafirmada a intenção de não conceder reajuste antes de 2013.
O Seminário previsto para a próxima quarta-feira, 7, contará com a participação de diversos especialistas que vão apresentar dados reais de como as carreiras atuam na prevenção e combate à corrupção, principal entrave ao crescimento do país. Várias autoridades, Senadores e Deputados já foram convidados para o evento. O Diretor-Geral da UNAFE vai destacar em painel a atuação e importância da AGU e as razões que justificam investimentos na Instituição por parte do governo.
Além disso, os representantes das principais carreiras do funcionalismo federal vão provocar o Governo e a sociedade mediante encaminhamento de proposta de criação de um Índice de Governança.
“Ficou decidido na reunião que as entidades querem que o Governo institua um índice para aferir quanto cada uma dessas carreiras economiza aos cofres públicos na prevenção ou combate à corrupção. Temos certeza que para cada real investido na estrutura e aparelhamento dessas carreiras, dezenas ou centenas de reais serão efetivamente vertidos à sociedade, ao invés de se perderem com a corrupção”, afirmou o Diretor de Relações Institucionais da UNAFE.
O público estimado para o ato de protesto em frente ao auditório do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, OAB – Conselho Federal – Brasília-DF é de 200 pessoas.