Instalada há um ano em Varginha, a Advocacia Geral da União (AGU), inaugura na próxima quinta-feira (18) a sua primeira unidade integrada no Estado de Minas Gerais. As obras duraram 2 anos e meio e segundo o Procurador Seccional Federal, Galdino José Dias Filho, o edifício atende a todas as exigências de acessibilidade e conta com um moderno sistema de câmeras de vigilância. Além disso, possui, na cobertura, um auditório, uma sala de reuniões e um espaço para confraternizações. Todo o mobiliário é novo. Foram adquiridos equipamentos de informática de última geração. O prédio em que está situada a AGU/Varginha foi alugado e as adequações foram realizadas pelo proprietário.
Galdino Filho lembra que antes mesmo da chegada da AGU/Varginha alguns Procuradores Federais já trabalhavam na cidade, mas sem uma estrutura própria e adequada ao desempenho das suas funções constitucionais. A AGU/Varginha atua em aproximadamente 90 municípios do sul de Minas.
Com uma equipe que foi sendo montada gradativamente a partir de meados de 2007, atualmente, trabalham cerca de 60 pessoas no edifício-sede. Dentre elas, 11 Procuradores Federais e dois Advogados da União. O número de funcionários deve permanecer o mesmo. O Procurador destaca ainda que na cidade de Lavras, onde deverá ser instalado um escritório da AGU/Varginha ainda esse ano, já se encontram trabalhando cinco Procuradores Federais. No caso dessa nova unidade, Galdino Filho acredita que ainda se pode considerar a possibilidade de um aumento significativo dos quadros até 2011.
A solenidade de inauguração acontece às 18h30, na Av. Ministro Bias Fortes, 98, no centro de Varginha. A cerimônia e recepção dos convidados serão patrocinadas pela Caixa Econômica Federal e pela União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (UNAFE).
Em entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta, Galdino José Dias Filho, ressalta algumas operações já realizadas pela AGU/ Varginha:
a) Realizou operações em conjunto com o IBAMA no intuito de adequar os zoológicos municipais de Varginha e Alfenas às normas ambientais. No caso de Varginha, o zoológico foi interditado, mas deverá ser reaberto agora em março em razão ”.” . $! 2009-10-09 15:19:00 “.”1 !