No último dia 17 de dezembro foi realizado o lançamento do livro comemorativo dos 15 anos da Advocacia-Geral da União (AGU): “Nos limites da história: A construção da Advocacia-Geral da União”.
A obra é resultado do trabalho de grupo de pesquisa da faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo professor Alexandre Bernardino Costa, sob a supervisão do atual diretor da Escola da AGU, o advogado da União Jefferson Carús Guedes, e do ex-diretor da EAGU e procurador federal, Mauro Luciano Hauschild.
Além dos responsáveis pela obra, o evento contou com a presença das seguintes autoridades: o Advogado-Geral da União, ministro Luis Inácio Lucena Adams; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-Advogado-Geral da União, José Antonio Dias Toffoli; o presidente do STF e ex-Advogado-Geral da União, Gilmar Mendes; e o diretor-geral da UNAFE, Rogério Vieira.
“A obra é um projeto institucional da Escola da AGU e conta com o apoio da UNAFE. Todos os Advogados Públicos Federais agora podem contar de forma facilitada com um documento que detalha a história da Advocacia-Geral da União”, afirmou o diretor-geral da UNAFE na solenidade. A obra conta a história dos 15 anos da instituição em sete capítulos. Entre eles, o aspecto histórico da Advocacia Pública antes da Advocacia-Geral da União; a presença da AGU na Constituição; a lei orgânica da AGU; a função essencial à Justiça; a estrutura dos órgãos e das carreiras da AGU; entre outros.
Na ocasião, o ministro Dias Toffoli pronunciou-se sobre a criação da AGU, destacando que desde o descobrimento do Brasil foi iniciada a atividade da Advocacia Pública no país. De acordo com o ministro, no decorrer da evolução da AGU, que foi criada com a Constituinte de 1988, a unificação das carreiras é a tendência da Advocacia Pública.
O lançamento do livro foi realizado no Teatro Ulysses Guimarães, na Universidade Paulista (Unip), em Brasília (DF).
Data de publicação: 22/12/2009
Fonte: sítio A voz do cidadão