A ANAFE tem o prazer de anunciar a nomeação da Dra. Daniela Oliveira Rodrigues como a nova Coordenadora do Centro de Estudos da Entidade. Entre suas atribuições, está a condução de ações institucionais voltadas ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados e associadas.
Em entrevista concedida à ASCOM/ANAFE, a Dra. Daniela Oliveira Rodrigues compartilha suas expectativas para esta nova etapa em sua carreira, além dos desafios e objetivos para sua gestão à frente do Centro de Estudos da ANAFE.
Confira a entrevista:
- Poderia compartilhar um pouco sobre sua formação e trajetória na AGU?
Sou bacharel em Direito e Mestra em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).
Ingressei na AGU em 2017, na carreira de Advogada da União, lotada na Procuradoria-Geral da União. Ao longo da minha trajetória, pude desempenhar funções em órgãos externos à Instituição, como a Casa Civil da Presidência da República e a Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior. Atualmente exerço as minhas funções na Consultoria Jurídica junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento.
- O que a motivou a assumir o desafio de coordenar o Centro de Estudos da ANAFE?
Por ser uma associação que congrega as quatro carreiras da AGU, a Anafe tem em suas mãos um amplo campo de atuação teórico e prático. O capital humano das associadas e dos associados é valiosíssimo: possuem alta expertise profissional e acadêmica nas mais diversas áreas, o que possibilita a constante oxigenação do processo de formação do conhecimento. Apenas como exemplo, uma decisão judicial ou um parecer sobre determinada política pública pode ser analisado sob enfoques diversos a depender da carreira, da área de pesquisa ou do perfil do pesquisador. Essa diversidade no raciocínio jurídico merece ser valorizada.
Assim, a possibilidade de ter o contato com essa dinâmica e contribuir para agregá-la em nossa associação me motivou a assumir este desafio. Como coordenadora do Centro de Estudos, considero um privilégio contribuir para dar visibilidade ao que tem sido produzido pelas associadas e pelos associados, bem como para avançar na produção de conhecimento institucional.
- Quais são as novidades que pretende introduzir no Centro de Estudos da ANAFE?
O potencial do Centro de Estudos da Anafe é considerável e há muito o que pode ser feito. Nosso corpo de associadas e associados é altamente qualificado e ativo academicamente, por isso a intenção é atrai-los a participar mais ativamente do Centro e da nossa associação.
Nesse contexto, tenho trabalhado para a renovação da nossa Revista da Advocacia Pública Federal, com a finalidade de que as nossas associadas e os nossos associados a reconheçam como uma produção de excelência acadêmica e de inovação na produção jurídica.
Além disso, pretendo adotar ações para estimular a proximidade do Centro de Estudos com as representações regionais por meio da promoção do debate acadêmico associativo nos Estados. Fazemos parte de um país de dimensões continentais, e o sentimento de pertencimento das nossas associadas e dos nossos associados é muito caro para a Anafe, de norte a sul do Brasil. Por essa razão, é importante oferecermos um espaço para o intercâmbio acadêmico qualificado. Para tanto, espero contar com a ampla participação das nossas associadas e dos nossos associados.
- Como pretende promover a integração entre as diversas carreiras e facilitar uma maior interação com a sociedade?
O Centro de Estudos da Anafe representa um foro qualificado para o debate acadêmico que está aberto para a ampla participação das associadas e dos associados.
Para tanto, pretendo desenvolver ações nas quais o Centro de Estudos seja reconhecido como um lócus de intercâmbio institucional. Serão desenvolvidas ações conjuntas entre as carreiras voltadas para o enriquecimento do processo de formação de conhecimento no âmbito da nossa Associação.
Além disso, considero importante o constante diálogo com a Academia, de maneira que o Centro de Estudos seja reconhecido pelas associadas e pelos associados como um importante canal para a produção de conhecimento acadêmico. Isso inclui realização de eventos, cursos, projetos de pesquisa, dentre outras ações.
- Alguma consideração final que gostaria de compartilhar?
Gostaria de agradecer à Diretoria e às colegas associadas e aos colegas associados da Anafe pela confiança em meu trabalho. Reitero que, para mim, coordenar o Centro de Estudos de nossa associação representa uma oportunidade desenvolvimento profissional e pessoal.
Às nossas associadas e aos nossos associados, lembro que o Centro de Estudos está de portas abertas para contribuir com a produção de conhecimento jurídico e institucional, motivo pelo qual conto com a ampla colaboração de todas e todos nesse processo, seja na promoção das ações desenvolvidas, participação nos eventos ou divulgação de nossas iniciativas.