A Campanha Conjunta de 12 entidades representativas das carreiras essenciais de Estado levou para a Esplanada dos Ministérios cerca de duas mil pessoas. Os Dirigentes protocolaram carta à Ministra Míriam Belchior e aos presidentes das casas do Congresso Nacional.
Nesta quarta-feira, 26, Diretores e associados da UNAFE participaram do Ato por um Serviço Público de Qualidade, organizado em parceria com outras 11 entidades representativas do Serviço Público Federal. A mobilização se concentrou em frente à Catedral de Brasília, seguiu para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão- MPOG, e finalizou o percurso no Congresso Nacional.
Com participação de aproximadamente duas mil pessoas, representantes e integrantes das carreiras de delegado de Policia Civil, Delegado e Polícia do Distrito Federal, Advogado Público da União, Auditor Federal de Controle Interno da CGU e Auditor Fiscal e do trabalho, o movimento protestou pelo tratamento isonômico entre os Poderes na previsão orçamentária, pela liberação de recursos para a melhoria das condições de trabalho, pela reposição salarial e reestruturação das carreiras e pela retomada dos concursos públicos e fim da terceirização nas atividades próprias das carreiras de Estado.
Seguindo um carro de som em que foram lidas as reivindicações das carreiras, os manifestantes fizeram a primeira parada em frente ao MPOG. O grupo de dirigentes das entidades se dirigiu ao protocolo para registrar o recebimento de carta com reivindicações das entidades.
Dando sequência ao movimento, os manifestantes seguiram para a Alameda dos estados em frente ao Congresso Nacional. Grupo representativo das lideranças do movimento foi recebido por parlamentares em ambas as casas legislativas, onde também protocolaram o documento com reivindicações.
Os Diretores da UNAFE, Luis Carlos Palacios e Simone Fagá, participaram de todo o percurso e enfatizaram para os deputados e senadores, a importância do Fortalecimento da AGU como investimento para o Estado.
O Movimento de união dessas carreiras em prol de um Serviço Público de Qualidade e Contra a Corrupção será mantido, com reunião marcada para a próxima semana, com o objetivo de realizar um balanço do movimento e traçar as novas metas.