A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) recebeu, nessa quarta-feira (8), parlamentares das bancadas de partidos progressistas. O evento insere-se numa programação que envolverá encontros com deputados e senadores de diversas correntes políticas.
Os deputados que estiveram presentes enfatizaram a importância do trabalho desempenhado pelos Advogados Públicos, Defensores, Juízes e membros do Ministério Público na construção e defesa do Estado de Direito Social no Brasil. Além da anfitriã ANAFE, participaram do encontro dirigentes de entidades parceiras: ANADEF, AJUFE e ANPR.
O Deputado Federal Tadeu Alencar, que é Procurador da Fazenda Nacional, comunicou que irá acompanhar o desenrolar Grupo de Trabalho (GT) criado para discutir o “aperfeiçoamento da advocacia pública federal”. Os Deputados Federais Rui Falcão, Reginaldo Lopes, Enio Verri, Bira do Pindaré, Carlos Zarattini, Camilo Capiberibe e José Guimarães também participaram do encontro, demonstrando profundo conhecimento das questões relacionadas com o sistema de Justiça no Brasil.
De acordo com o Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, a ideia é estabelecer uma interlocução de alto nível com diversas autoridades em torno das políticas relativas ao sistema de justiça, e, de modo especial, à Advocacia Pública Federal. Novos encontros serão realizados com senadores e deputados de outras correntes políticas ao longo de 2022, aproveitando o ensejo do processo eleitoral para apresentar aos candidatos ao Parlamento e à Presidência as preocupações e pautas das carreiras jurídicas e outros segmentos do serviço público, com vistas a superar a agenda de contrarreformas enfrentadas nos últimos anos, e propor avanços institucionais importantes para a sociedade brasileira.
Rocha agradeceu a presença dos parlamentares e destacou que o encontro permite a interlocução entre as carreiras e o Legislativo. “Trata-se de construir um diálogo constante e republicano com os agentes políticos, valorizando a democracia e as instituições de Estado, tendo com objetivo comum a defesa dos direitos fundamentais, cuja efetividade está umbilicalmente relacionada com a prestação dos serviços públicos e com o acesso à Justiça.”