A representação estadual da ANAFE no Ceará promoveu, nesta sexta-feira (5), o evento virtual “As mulheres e as várias formas de violência”. A live faz parte da programação preparada pela Entidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
A representante da ANAFE/CE Ana Carolina Machado explicou que a comemoração do Dia da Mulher teve início com a luta de mulheres por condições de trabalho melhores e por remunerações justas. Nesse sentido, convidou os participantes a fazerem uma reflexão sobre o tratamento que as mulheres ainda recebem atualmente, tanto com relação às desigualdades, quanto aos diversos tipos de violências de gênero.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza, Danielle Silva Mendonça de Paula, abordou o tema “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. Segundo ela, que atua há três anos no cargo, esse tipo de violência constitui uma das principais violências de gênero. “Em nossa sociedade, temos estereótipos de gênero que acabam contribuindo para a cultura patriarcal, o que, por sua vez, influencia comportamentos que geram esse tipo de violência”, explicou.
“Devemos ressaltar também que a violência doméstica e familiar acaba sendo estigmatizada como de apenas alguns setores da sociedade, entretanto ela é universal. Temos agressores e vítimas de todas as classes sociais. A violência contra a mulher é internalizada pela sociedade por ser tolerada culturalmente. Nesse sentido, é necessário que esses conceitos já comecem a ser atacados na infância e nas escolas para gerar uma conscientização coletiva, de fato”, afirmou a delegada.
ASSÉDIO SEXUAL
A Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal do Ceará, Coordenadora do Grupo de Trabalho da PGF sobre Prevenção e Combate ao Assédio Sexual nas Instituições Federais de Ensino e associada à ANAFE Diana Guimarães Azin, abordou a questão do “Assédio Sexual”. Segundo ela, faz-se necessário que a Administração Pública estabeleça políticas para que os servidores públicos tenham um comportamento ético. Para ela, tal iniciativa traria consequências mais sérias àqueles que praticassem o assédio sexual nas instituições.
“Há uma dificuldade de se entender a gravidade do assédio sexual no ambiente de trabalho. Ainda temos uma minimização desta violência na Administração Pública, com processos disciplinares com penas brandas. Neste sentido, é muito importante que essa questão seja estudada para que quem as praticar não saia impune”, disse a Procuradora-Chefe.
Diana apresentou, ainda, formas de prevenção e combate ao assédio sexual. Além disso, mostrou que é dever de todo servidor público denunciar qualquer irregularidade que tiver conhecimento.
ASSÉDIO MORAL
O Procurador-Chefe da Procuradoria Federal do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e membro do mesmo grupo de trabalho, Albert Caravaca, por sua vez, falou sobre “Assédio Moral” na Administração Pública. Segundo ele, uma política de prevenção e combate é necessária para aprimorar o acolhimento às vítimas de assédio.
“Me preocupo muito com a responsabilidade objetiva do Estado nesse sentido. Por isso, é tão necessária a instauração de políticas de prevenção e o combate a esse tipo de assédio, evitando, assim, até a responsabilização do órgão. Se, mesmo assim, houver a condenação do ente público, deve-se cobrar daquele que deu causa à condenação. Tal medida traria consequências mais eficazes e evitaria esse tipo de conduta por parte de servidores”, ressaltou Caravaca.
Assista ao debate completo em: www.youtube.com/TVanafe
PROGRAMAÇÃO DO DIA DA MULHER
Esta foi a primeira live da programação preparada pela ANAFE para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Os eventos serão transmitidos por lives no instagram, uma palestra online com a jornalista Leila Ferreira, uma roda de conversa e a instauração da Comissão da Mulher na ANAFE, além da palestra “A adoção do home office para as mulheres durante a pandemia”, promovido pela ANAFE/BA.
Confira a programação e não perca:
8 de março
9h30: Live de abertura do dia no Instagram – Presidente da ANAFE, Lademir Rocha
10h: Live no Instagram – “Quando protegemos uma mulher, salvamos todas nós”
14h: Live no Instagram – “Gênero e Raça no Sistema de Justiça”
16h30: Palestra restrita aos associados “Ser Mulher Hoje”, com Leila Ferreira.
19h: Roda de conversa “Cabem quantas mulheres em uma? O que a pandemia nos ensinou”
20h: Instauração da Comissão da Mulher na ANAFE
17 de março
17h: Palestra “A adoção do home office para as mulheres, durante a pandemia: desafios e soluções”