Lançamento da Frente Parlamentar e o futuro da Advocacia Pública foram discutidos pelo Diretor Geral da UNAFE
A Advocacia Pública esteve na pauta de duas rádios de repercussão nacional. O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios concedeu entrevistas às rádios Câmara e Justiça para falar sobre o Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, e mostrar a realidade vivida pelas carreiras da AGU hoje.
No estúdio do programa Justiça na Manhã, da Rádio Justiça, em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos, Palacios apresentou panorama atual da Advocacia Pública e defendeu a reestruturação das carreiras.
“Há necessidade de reestruturação das carreiras típicas de Estado para melhor prestação de serviço público. Queremos uma lei orgânica para a Advocacia Pública e vamos continuar empenhados para conquistar avanços”, afirmou o Diretor-Geral da UNAFE.
Ainda na visita aos estúdios da Rádio no STF, Palacios entregou, em nome da UNAFE, o Guia de Melhores Práticas e a cartilha da Advocacia Pública. O material produzido pela UNAFE aproxima os comunicadores da estrutura orgânica da AGU.
Na rádio Câmara, por telefone, Palacios destacou a importância da Advocacia de Estado. No programa Manhã no Parlamento, o Diretor da UNAFE esclareceu os problemas enfrentados pelas carreiras e a atuação da entidade para solucioná-los.
“A Advocacia Pública tem um problema nos três níveis da Federação que é a Usurpação das nossas atribuições. Existem, por exemplo, diversos não concursados em cargos comissionados que realizam atividades típicas de advogados públicos concursados. A UNAFE ajuizou a proposta de súmula vinculante 18 que busca solucionar este problema garantindo as atribuições dos advogados públicos sejam executadas apenas por membros concursados”, explicou Palacios.
Ouça as entrevistas:
Justiça na Manhã – Rádio Justiça
Programa Manhã no Parlamento – Rádio Câmara