O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, e a diretora financeira, Júlia Rocha, prestigiaram a solenidade de posse dos novos diretores do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Além deles, foram empossados nessa terça-feira (19) os 162 conselheiros federais (titulares e suplentes), que ficarão à frente da entidade no triênio 2019-2022.
De acordo o presidente da ANAFE, a posse dos novos dirigentes da Ordem tem um significado muito especial, não só para a Advocacia Pública Federal, como para todo o Estado brasileiro. “A OAB é tão importante para os advogados, sejam eles públicos ou privados, como para os cidadãos. A Instituição contribui diretamente para que tenhamos uma sociedade mais justa, positivista, equilibrada e pautada no Estado Democrático de Direito”, afirma.
Em seu pronunciamento, o novo presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, reafirmou o compromisso da entidade com a defesa das prerrogativas da advocacia. Para Santa Cruz, não existe a possibilidade de democracia sem a defesa dos direitos dos advogados. “O principal beneficiário da proteção das prerrogativas dos advogados é o cidadão. Afinal, o advogado é o seu porta-voz. Se, no exercício dessa função, seus direitos e prerrogativas profissionais são atacados, é o cidadão quem sofre”, defendeu.
O novo presidente do Conselho Federal da OAB destacou ainda que o exercício da advocacia nunca foi tão desafiador e encorajou os colegas advogados a assumirem o compromisso de garantir Justiça aos cidadãos brasileiros.
DISCURSOS
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha – ex-presidente da OAB/DF, abriu os pronunciamentos dos convidados. “Falo como governador, ou seja, licenciado da Ordem, mas sempre falo como advogado. A diretoria que agora toma posse tem à frente um grande advogado, lutador, que valoriza a Justiça Trabalhista, os direitos humanos e todos os demais temas importantes.”
Advogado como agente de defesa da cidadania
Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltou o caráter essencial ao Estado Democrático de Direito de que goza a OAB. “O advogado reconcilia o cidadão com a sociedade. Função das mais nobres que tive a honra de exercer até nove anos e meio atrás. Em meu discurso de posse no STF, eu disse e aqui reafirmo: ‘os advogados são os primeiros juízes das causas’. É ele quem emerge como agente de defesa da cidadania e da democracia, atuando como intermediário entre Estado e cidadão. A democracia brasileira, com o apoio da advocacia, tem construído dia a dia a cidadania. Deixo à nova diretoria votos de que os próximos três anos sejam de efetivo trabalho e contribuições à democracia.”
Despedida
A solenidade contou com discurso de despedida de Claudio Lamachia, que agradeceu pelos anos à frente da ordem e foi homenageado com um vídeo. “Não foram poucos os obstáculos enfrentados nessa luta diária, sobretudo em tempos tormentosos e delicados como este que atravessamos. Tempos que exigem coragem para confrontar as forças da intolerância e da injustiça.”
Com informações: ASCOM/OAB.
The gallery was not found!