A UNAFE participa, a partir desta sexta-feira (14), de uma campanha para arrecadar recursos para ajudar os flagelados pelas recentes chuvas que caíram sobre o estado do Rio de Janeiro, principalmente nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, onde o número de mortos já chega a quase quatrocentos.
A campanha será realizada em conjunto com a Advocacia-Geral da União e com as demais associações que agregam os advogados públicos federais. A decisão de iniciar a campanha foi tomada depois de uma reunião com o Advogado-Geral da União Substituto, Fernando Luiz Albuquerque Faria, representantes da Consultoria e da Ouvidoria Geral da União, da Procuradoria- Geral Federal e da União e representantes das associações das carreiras da AGU, na sede da instituição, em Brasília.
Ainda nesta sexta-feira (14), a AGU vai disponibilizar a todos que se sentirem sensibilizados para ajudar as vítimas daquela tragédia uma conta bancária, na qual poderão ser feitos os depósitos, e, também, um texto padrão que deverá ser usado por todas as associações envolvidas para divulgação da campanha.
Durante a reunião, o diretor-geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, sugeriu ao Vice Ministro que a AGU edite determinação aos Advogados Públicos Federais lotados nas Consultorias Jurídicas dos Ministérios e do NAJ do Rio de Janeiro para que sejam tratados com prioridades os processos administrativos relativos à liberação de verbas e/ou contratação de serviços e pessoas destinadas à crise carioca.
Além disso, Palacios, disponibilizou para a campanha a importância de, aproximadamente, quatro mil e seiscentos reais (R$ 4.600,00). Esses recursos fazem parte do montante arrecadado durante a campanha UNAFE Solidária do ano passado, criada para ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. Naquela ocasião, a parte destinada a Pernambuco foi entregue pelos delegados da UNAFE á Defesa Civil do estado. Mas o mesmo não pode ser feito com os recursos destinados a Alagoas, já que a Defesa Civil alagoana encontrou dificuldades para receber a doação.
Para Luis Carlos Palácios, “essa é a melhor destinação que se pode dar a um recurso que os associados da UNAFE, de tão boa vontade, doaram e que estava parado numa conta bancária por entraves burocráticos dos donatários”.
Durante a reunião, foi distribuído pelo Vice AGU uma lista de medidas que foram debatidas e deverão ser implementadas pela instituição.
Veja aqui a lista de medidas.