O vice-presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, participou da primeira reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) de 2019, nessa quarta-feira (13), no Centro Cultural do Conselho Federal da OAB, em Brasília.
Na ocasião, foi apresentado o projeto “Código de Defesa do Eleitor”, que será realizado pelo MCCE em parceria com o AppCívico. Também foram discutidas formas de atuação das entidades visando o fortalecimento dos movimentos sociais pela reforma do sistema político no Brasil, questões sobre a eleição da Diretoria, definições sobre a campanha Unidos Contra a Corrupção e outros temas.
Participaram do encontro, lideranças de entidades representativas, parlamentares e ONGs ligadas ao tema, como é o caso da Transparência Internacional. A próxima reunião do Movimento está previamente agendada para o mês de março.
MCCE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.
O Comitê Nacional do MCCE, sediado em Brasília, é composto por mais de 60 entidades nacionais e está representado pela Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.
Integram o MCCE, também, os comitês estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país. Eles são conhecidos como comitês 9840 (referência à lei da “compra de votos”) ou Comitês do MCCE e exercem um importante papel de fiscalização, educação popular e monitoramento do orçamento público e da máquina administrativa.
Os comitês estão presentes em quase todos os estados brasileiros e são constituídos de forma voluntária por representantes da sociedade civil, pastorais, sindicatos, associações e outros grupos organizados e entidades da rede MCCE.