O evento contou com a cobertura de diversos veículos da imprensa local e nacional.
Durante a tarde desta quarta-feira (5), o portal Congresso em Foco e o canal My News promoveram, na sede da ANAFE em Brasília, o “Encontro com os Presidenciáveis”, uma série de entrevistas com os postulantes à presidência da República. Foram convidados os nove primeiros colocados nas pesquisas, quatro deles aceitaram o convite.
O primeiro entrevistado foi Henrique Meirelles, candidato do MDB à Presidência. Meirelles participou direto de São Paulo, via satélite. Durante a entrevista, realizada em formato de talk show, o presidenciável, que é ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, defendeu o programa econômico implantado no atual Governo. “O programa econômico funcionou muito bem e chegou onde esperávamos que chegasse.”
No espaço aberto a perguntas para os candidatos, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, questionou Meirelles sobre o excessivo número de cargos comissionados e a necessidade de valorização dos servidores de carreira, em especial, os membros da Advocacia Pública Federal.
O candidato disse ter um grande apreço pela Advocacia Pública e afirmou que entende a importância da valorização dos membros da AGU. “Trabalhei muito com a Advocacia-Geral da União no sentido de valorizar a carreira. Tive um trabalho forte nesse sentido, também junto ao Ministério da Fazenda com a Procuradoria da Fazenda Nacional, que possui profissionais de primeiríssima qualidade e não há dúvidas de que a ideia é dar condições de trabalho e valorizar, não só os Advogados Públicos, como todos os profissionais.”
O segundo a ser sabatinado, o candidato do Podemos, Álvaro Dias, afirmou que não há hipótese de privatização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. “O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são a força motriz do desenvolvimento da nossa economia”, defendeu o Senador.
Para Álvaro Dias, a pergunta de Marcelino Rodrigues foi sobre a importância da racionalização jurídica e administrativa no cenário atual brasileiro. O candidato sinalizou que, caso seja eleito, fará uma reforma da Constituição Federal e, ao mesmo tempo, a Reforma Política e do Estado.
“Falo em Reforma Política porque vamos fazer cortes no Poder Legislativo, especialmente na redução do número de senadores e deputados federais. Transformando o Legislativo em algo mais enxuto, mais qualificado, mais competitivo e, certamente, mais respeitado pela sociedade. Na Administração Pública, não conhecemos nenhum país do mundo que seja bem-sucedido com mais de 22 ministérios. Temos que promover uma reforma no Estado reduzindo para 14 ou 15 ministérios”, disse Dias.
O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, foi o último entrevistado do dia e também participou de São Paulo via satélite. “Sou totalmente a favor da Petrobras como vetor do investimento público”, afirmou.
As sabatinas foram conduzidas pelos jornalistas Sylvio Costa e Edson Sardinha, do Congresso em Foco, e Cristina Serra, Mara Luquet e Antônio Tabet, do MyNews.
Na tarde da quinta-feira dia 6/9, Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT e provável substituto para a candidatura de Lula, será entrevistado.
APOIO À ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL
Na ocasião, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, entregou a Pauta da Advocacia Pública Federal ao presidenciável Álvaro Dias (PODE), além de estudos e materiais elaborados pela Associação que abordam os principais pleitos dos membros da AGU. O mesmo material foi entregue aos candidatos Henrique Meirelles e Guilherme Boulos por representantes estaduais da ANAFE em São Paulo.
A ANAFE busca contato com todos os presidenciáveis a fim de apresentar a Advocacia-Geral da União e os temas defendidos por seus membros. A atuação conta com o empenho de representantes da Entidade de todo o País.
AMPLO DESTAQUE NA IMPRENSA
O evento realizado na sede da ANAFE em Brasília, e simultaneamente em São Paulo, teve grande repercussão na mídia. Diversos veículos de imprensa acompanharam as sabatinas.