O Deputado Federal baiano Amauri Teixeira (PT) elogiou, durante discurso oficial na Câmara dos Deputados, a cartilha elaborada pela UNAFE “Por Dentro da Advocacia Pública Federal”. O discurso foi feito nesta quarta-feira (20/04). Na oportunidade, Teixeira destacou a atuação dos advogados públicos federais na defesa dos interesses do Estado brasileiro e das obras públicas.
O deputado também pediu para que fosse anexado ao seu discurso cópia da cartilha, para que todos os outros parlamentares tivessem acesso ao material. A cartilha “Por Dentro da Advocacia Pública Federal” também será citada no Diário da Câmara dos Deputados, que publica as principais produções da Casa.
Esta é a segunda vez, em menos de seis meses, que a UNAFE é citada por um parlamentar em discurso, assim como a atuação do advogado público federal. Em fevereiro, o Senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, em comemoração aos 18 anos da AGU, elogiou a UNAFE (veja aqui).
Outras atuações
Ainda nesta quarta-feira o Diretor-Geral da UNAFE também esteve na Câmara dos Deputados entregando a Cartilha da UNAFE aos Deputados Federais Cláudio Puty (PT-PA), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT), e Francisco Praciano (PT-AM). Ambos elogiaram a iniciativa e se colocaram à disposição da UNAFE para trabalhar em favor da Advocacia Pública Federal.
Veja a citação do Deputado Amauri Teixeira:
“Hoje recebi o diretor geral da União de Advogados Federais do Brasil — UNAFE, Luis Carlos Palácios, que me entregou a cartilha Por dentro da Advocacia Pública Federal, que mostra a importância da advocacia pública na defesa dos interesses do Estado brasileiro e das obras públicas, destravando as questões judiciais que dizem respeito às nossas obras. Muitas vezes há excesso de membros do Ministério Público que jogam para a torcida, muitas vezes há excesso de membros do Poder Judiciário que jogam contra. Sabemos que a Advocacia Geral da União tem o papel de recuperar os créditos da União. A advocacia pública contribui para a recuperação de créditos da União atuando por meio da Procuradoria da Fazenda Nacional e da Procuradoria do Banco Central. Solicito a V.Exa. que registre a cartilha nos Anais desta Casa. Muito obrigado.”.
Veja o discurso direto da fonte.