Representantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado – Fonacate e o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, que é um dos vice-presidente do Fórum, estiveram reunidos, na tarde desta quarta-feira (04/05), no Palácio do Planalto, em Brasília, com o diretor de Participação Social da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Pontual.
No início da reunião, o Secretário- Geral do Fonacate, Roberto Kupski, apresentou o Fórum e ressaltou que espera formar uma parceria com o governo no sentido de abrir espaço para debates de relevância do serviço público. Kupski também falou sobre a principal missão do Fonacate: “Temos entidades que representam os três entes da federação e os três poderes da República. Nossa missão é congregar e representar estas instituições”.
Para Diretor-Geral da UNAFE, este canal com a Secretaria de Articulação Social vai servir para traçar o perfil das carreiras de Estado que o governo espera diante dos impasses que prejudicam seus interesses.
“Estamos vivendo um momento de grandes eventos, mas contraditoriamente vemos diversas proposições legislativas que prejudicam os servidores, como o PL 1992, que cria a previdência complementar, e outro que congela nossos salários. Esse cenário demanda uma conversa aprofundada e detalhada com o governo, para saber qual o perfil de servidor que se espera para os próximos anos”, afirmou Palacios.
O Diretor da Secretaria Nacional de Articulação Social afirmou que o governo pretende ter uma conversa, não apenas esporádica com as entidades, mas permanente e assegurou que um dos temas centrais é debater a participação dessas carreiras no que se refere ao Estado e as questões das políticas públicas. “A contribuição de vocês será muito importante para inserirmos essas ideias em um debate mais profundo de concepção de Estado”, enfatizou.
Os representantes do Fonacate também apresentaram ao Diretor Pedro Pontual as principais dificuldades encontradas pelas Carreiras Típicas de Estado, destacando as desvantagens em relação à iniciativa privada. O Diretor-Geral da UNAFE também ressaltou que existem instituições do governo que estão extremamente fortalecidas, todavia outras carreiras, como a Advocacia Pública, ainda enfrentam muitos problemas.
Pedro Pontual se comprometeu a levar à frente a conversa com as entidades. “Os temas trazidos são de grande relevância, sobretudo do ponto de vista do fortalecimento do Estado na perspectiva de servir melhor o cidadão”, disse Pontual.