Os diretores da UNAFE Luis Carlos Palacios e Helena Dias Costa estiveram na sede da AGU, em Brasília, na tarde desta sexta-feira (20/05), reunidos com o ouvidor-geral substituto, Erivaldo Ferreira da Silva, para doar 400 canecas que serão destinadas aos servidores e membros da instituição, visando auxiliar na redução de copos descartáveis. O projeto faz parte das atividades da Coordenação de Responsabilidade Sócio-Ambiental da UNAFE.
A entrega das canecas tem como objetivo contribuir com o Programa Ambiental da Administração Pública (Agenda A3P), que visa estimular a adoção de critérios socioambientais na gestão dos órgãos públicos, para minimizar ou eliminar os impactos de práticas administrativas e operacionais no meio ambiente.
O ouvidor substituto parabenizou a iniciativa da UNAFE. “Eu acredito muito neste tipo de trabalho, pois todo mundo sai ganhando”. Erivaldo Silva também sugeriu parceria com a associação para projetos futuros. Na oportunidade, o diretor-geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, agradeceu e apoio e destacou: “A UNAFE está de portas abertas para construir relações duradouras, contínuas e verdadeiras com grandes parceiros, como AGU”.
A diretora da 1ª Região Helena Dias explicou que foi criada dentro da associação uma comissão permanente para desenvolver projetos voltados para responsabilidade social, destacando algumas iniciativas da UNAFE. “Adotamos muitas medidas para colaborar com a Agenda A3P, como a impressão do informativo mensal em uma página, adoção da Ecofonte e utilização de copos plásticos”, afirmou Dias.
Ao final do encontro, os diretores também entregaram ao ouvidor cartilha “Por Dentro da Advocacia Pública”, que foi elogiada. “Esse ideia é muito bem vinda, precisamos de cartilhas didáticas como essa”, parabenizou Erivaldo Silva.
A Coordenação de Responsabilidade Sócio-Ambiental da UNAFE, da qual fazem parte as advogadas públicas federais Viviane Silva, Helena Dias e Simone Fagá, já realizou diversos projetos sociais, entre eles: Campanha para arrecadar recursos para vítimas das enchentes em Alagoas, Pernambuco e da Região Serrana do Rio de Janeiro e Campanhas de doação para atender entidades que cuidam de crianças carentes e idosos.