O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, e a Diretora de Integração Social da ANAFE, Sebastiana Nascimento, participaram, na segunda-feira (11), da solenidade de abertura da 43ª edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, em São Paulo.
Com o tema “Reflexões e desafios da advocacia pública para a superação da crise do país e para o fortalecimento da democracia”, o evento, organizado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) em conjunto com a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP), reuniu diversas autoridades com Advogados Públicos de todo o país.
Na ocasião, os dirigentes da ANAFE e as autoridades presentes refletiram sobre a necessidade de construção de um caminho para que o Brasil possa superar as crises ética, política, social, federativa e econômica enfrentadas atualmente.
Em seu discurso, o Presidente da ANAPE, Telmo Filho, ressaltou que a advocacia pública é a primeira guardiã da moral e tem papel de destaque no combate à corrupção. Telmo destacou, ainda, “o papel importante da carreira para ajudar o país a superar as diversas crises pelas quais passa, defendendo instituições fortalecidas e agentes públicos protegidos”, e nesse sentido exaltando a importância da aprovação da PEC 82/2007, que garante a autonomia administrativa, financeira e orçamentária para a Advocacia Pública.
Já o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cláudio Lamachia, falou sobre a importância da Advocacia Pública para a manutenção saudável do Estado Democrático de Direito. “Os procuradores dos Estados e do DF e demais membros da advocacia cumprem papéis determinantes em favor das relações jurídicas e da promoção da cidadania. Por essa razão foram acertadamente consagrados na Constituição como essenciais à justiça”, afirmou.
Para o Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o evento reforçou a importância da parceria associativa entre as entidades que congregam as carreiras tão essenciais para o Estado brasileiro.