Os convidados da sessão solene foram recebidos com tapete vermelho, Dragões da Independência e músicos do Exército, mesmo protocolo adotado nas posses das demais Funções Essenciais à Justiça.
Tomaram posse, nessa segunda-feira (5), os 160 novos Procuradores da Fazenda Nacional aprovados no último concurso para ingresso na carreira. A solenidade, que contou com a participação de representantes e associados da ANAFE, foi realizada no auditório do Complexo Empresarial CNC, em Brasília (DF).
Em nome dos novos membros da Advocacia-Geral da União, a primeira colocada no certame, Thais Cani Bussular, ressaltou em seu discurso a longa caminhada de renúncias, persistência e dedicação para que os presentes pudessem assumir o honroso cargo de Procuradores da Fazenda Nacional, missão que, segundo ela, transcende na construção de um país mais justo e solidário.
“A nossa posse, sobretudo em um momento que o país atravessa crise econômica e os recursos estatais mínguam, regenera a esperança de que novos horizontes podem ser trilhados rumo à defesa do interesse público e à concretização da justiça social”, afirmou.
Ao saudar os novos colegas, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Fabrício da Soller, agradeceu a todos que contribuíram para realização do concurso e destacou a importância da atuação de excelência da Procuradoria da Fazenda Nacional, fundamental para tornar o sistema tributário brasileiro mais justo.
“O órgão que vocês passam a integrar é um dos órgãos jurídicos mais importantes do país. Esse dia ficará marcado na vida de cada um de vocês. É um dia muito especial para vocês e suas famílias. Mas também é um dia muito importante para a instituição na qual vocês ingressam. Muitas são as responsabilidades que cairão sobre seus ombros. Não tenham receio de desempenhá-las, pois é isso que a sociedade brasileira espera. Atuem com responsabilidade e zelo na defesa do erário, do patrimônio público. Lembrem que o Estado existe para servir o cidadão”, afirmou.
Ao dar as boas-vindas aos novos Procuradores da Fazenda Nacional, a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, falou do ânimo e estímulo com o ingresso dos novos membros na instituição e fez um resgate histórico sobre o crescimento da AGU, desde a sua posse, em 2001.
“Quero dizer que é uma honra e uma alegria muito grande poder compartilhar desse momento tão especial na vida de cada um que no dia de hoje ingressa na Advocacia-Geral da União, especificamente na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Desde que entrei na instituição, enfrentamos muitos desafios, nossa instituição cresceu muito e nosso trabalho passou a ser reconhecido pela sociedade, graças à soma de esforços de cada membro que favoreceu a construção de uma Advocacia-Geral da União forte. Hoje sabemos muito bem qual é o nosso papel e nossa missão constitucional”, afirmou.
Participaram também da posse a Procuradora-Geral da União, Izabel Vinchon Nogueira Andrade, o Consultor-Geral da União, Marcelo Vasconcellos, o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça, José Levi do Amaral, dentre outras autoridades.