O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o Vice-Presidente, Rogério Filomeno, e o Representante da ANAFE no Distrito Federal Bruno César Maciel Braga estiveram reunidos, nesta terça-feira (25), com a Procuradora-Geral da União, Izabel Vinchon, na sede da AGU, em Brasília.
Na ocasião, o Presidente da ANAFE destacou que a ideia da reunião foi abrir um espaço de diálogo amplo para contribuir na busca de soluções para os problemas vivenciados pelos Advogados da União e demais membros da AGU.
Em seguida, apresentou a pauta com sugestões elaboradas por Advogados da União que integram a Associação. Marcelino Rodrigues ressaltou, ainda, a necessidade de uma maior participação dos colegas na definição dos rumos da instituição, como forma de envolver todos nessa missão.
CRITÉRIOS PARA AS CHEFIAS
O Presidente da ANAFE sugeriu o estabelecimento de critérios para o exercício de cargos de chefia na Instituição. “Seria ideal que fossem estabelecidas temporariedade máxima de chefias, bem como a participação dos colegas nessa escolha”.
CONCURSO DE INGRESSO
A questão do concurso de ingresso também foi tratado pelos presentes, inclusive no que pertine à perspectiva de número e prazo de nomeação dos aprovados para o concurso da carreira de Advogado da União. “A ansiedade de nomeação é enorme, sabemos que todos os dias tem vacância de cargos na carreira, são mais de 700 o que sobrecarrega os demais colegas”, afirmou Bruno Braga.
Em resposta, Izabel Vinchon disse que a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, está bastante empenhada para que todos os aprovados sejam efetivamente nomeados. “Estamos atuando junto a todas as instâncias competentes e expondo a necessidade de nomeação de todos”.
OUTROS TEMAS
Vários outros temas também foram tratados no encontro, tais como a questão dos critérios para a lotação de cargos nas unidades e a necessidade da adoção do maior número de indicadores possíveis, bem como a regulamentação objetiva da concessão de licença capacitação para os membros da instituição, de forma que todos possam usufruir desse direito indistintamente.