Durante o ato em Brasília, os presentes exigiram apoio da cúpula da AGU para que o Governo Federal cumpra o acordo e convocaram os colegas para aumentar a pressão.
Na manhã desta quarta-feira (7), o presidente, Marcelino Rodrigues, acompanhado de dirigentes e associados da ANAFE encamparam mobilização na sede da AGU, em Brasília, para exigir o cumprimento do acordo firmado entre o Governo Federal e a AGU.
Durante a concentração, realizada na entrada da sede da instituição, o presidente da ANAFE agradeceu aos presentes, nomeando-os como valorosos guerreiros que estão sempre lutando por todos os outros e afirmou que a pressão é a única solução para o devido reconhecimento da Advocacia Pública Federal.
“Tivemos nosso acordo descumprido e temos que aumentar a pressão pra ontem. Estaremos semanalmente promovendo atos e traçando estratégias até que o nosso acordo seja cumprido. As movimentações também devem acontecer em todas as unidades da AGU, a fim de reagirmos firmemente a essa situação absurda”, afirmou.
O representante estadual da ANAFE em Brasília, Vilson Vedana, ressaltou a necessidade de fortalecer a Advocacia Pública Federal e reforçar a identidade como Função Essencial à Justiça.
“É hora de sacudirmos os colegas, reconhecer nosso potencial e começar a incomodar. O que temos visto é apropriação do nosso trabalho, advogados-gerais que entram com objetivos políticos. Não nos interessa experiências passadas, o que interessa é que tenha um projeto para nossa instituição, por isso tem que ser alguém que reconhece e entende a Advocacia Pública Federal como Função Essencial à Justiça”, disse.
Em seguida, o também representante estadual da ANAFE em Brasília, Guilherme Lazarotti de Oliveira, lembrou da árdua luta pela aprovação dos honorários no novo CPC e afirmou que os colegas de Brasília têm obrigação de se engajarem nas mobilizações em consideração aos Advogados Públicos Federais dos estados.
Em seguida, os Advogados Públicos Federais mobilizados separaram-se em grupos e realizaram visitas nos andares do prédio sede da AGU convidando outros membros a aderirem ao movimento e seguirem até o 14º andar.
Após pressão, os Advogados Públicos Federais foram recebidos pelos chefes das carreiras que compõem a AGU. Na reunião, os presentes exigiram medidas concretas de apoio aos pleitos das carreiras.
ASSEMBLEIA NO DF
Na parte da tarde, ocorreu a Assembleia estadual na sede da ANAFE, na sede da entidade, em Brasília. Durante o encontro, foram traçadas novas estratégias de mobilização na AGU e no Congresso Nacional.
De acordo com o presidente da ANAFE, o momento requer a participação de todos. “Temos que nos mobilizar mais do que nunca. Nesse momento, é de extrema importância a participação de todos para conversar com os parlamentares e também com o Governo. Vamos nos organizar para este trabalho em Brasília e também nos estados”, ressaltou.