Pressão realizada por representantes da ANAFE e demais Advogados Públicos Federais teve êxito junto aos parlamentes, que pautaram o requerimento de urgência para votação do PL.
Nesta semana, um grande grupo de Advogados Públicos Federais esteve na Câmara dos Deputados para solicitar a aprovação do requerimento de urgência para aprovação do Projeto de Lei nº 4254, de 2015, que traz em seu bojo medidas para o fortalecimento da Advocacia Pública Federal e seus membros.
Nas últimas terça (3) e quarta-feira (4), os advogados públicos presentes reuniram-se nos corredores da Casa, conversaram com parlamentares e lotaram a galeria da Câmara Federal mostrando a importância da aprovação do PL para os membros das carreiras da AGU.
Após intenso trabalho de corpo a corpo com deputados, vários líderes partidários e parlamentares assumiram o compromisso de assinar o requerimento de urgência para incluir o PL 4254/15 na pauta da sessão extraordinária de quarta-feira (4), do plenário da Casa.
Porém, como havia medidas provisórias na pauta, não foi possível votar o requerimento de urgência. Havia expectativa que pudesse ser pautada na sessão desta quinta-feira (5), porém não foi possível devido ao afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.
A ampla atuação da ANAFE e demais Advogados Públicos Federais resultou na apresentação de três requerimentos de urgência e um requerimento de inclusão na ordem do dia, para análise do PL 4254/15, em Plenário.
O Presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, destaca a importância de manter a pressão em favor da aprovação do pleito. “A nossa presença é um diferencial extraordinário no Congresso Nacional. Precisamos manter a coesão e unicidade da mobilização no parlamento para que o projeto seja votado o quanto antes. À luta”.
ATUAÇÃO COORDENADA
Na manhã de terça-feira (3), foi realizada reunião na sede da ANAFE, que contou com a participação de dirigentes, membros e assessores parlamentares da entidade. No encontro, os assessores parlamentares explanaram sobre o atual cenário no âmbito do Congresso Nacional, e em seguida repassaram orientações sobre o trabalho parlamentar, bem como as estratégias viáveis para a inclusão em pauta e a aprovação do PL 4254/15.
A ANAFE também entregou material explicativo sobre a proposta para ser utilizado no trabalho parlamentar.