Os representantes da Entidade estiveram presentes na Posse, realizada no Palácio do Planalto, e na cerimônia de transferência de cargo, que ocorreu na sede da AGU, em Brasília.
Os representantes da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) estiveram presentes na cerimônia de Posse do novo Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, nessa quinta-feira (03/03), no Palácio do Planalto.
Durante a tarde, os dirigentes da ANAFE, juntamente com outros representantes da Advocacia Pública Federal, compareceram à transferência de cargos do AGU, na sede do órgão.
Durante a cerimônia de transferência de cargo, Luís Inácio Adams afirmou que o novo AGU tem habilidade para lidar com os desafios do cargo, já que, segundo ele, envolve muito mais que atividades internas da Instituição.
“Acho que a experiência do Cardozo veio para enriquecer as discussões da AGU. Ser ministro da AGU requer uma série de habilidades, entre elas, a de saber lidar com questões políticas. Eu creio que o novo ministro tem a capacidade de transportar a AGU para um patamar ainda além do que já conquistamos”, disse.
O novo Advogado-Geral da União elogiou a gestão de Adams e ressaltou a importância dos advogados públicos para o país e afirmou que conta com o apoio de todos em sua gestão. “É dizer não, quando tem que dizer. Mas dizer sim, quando é possível construir, dentro das possibilidades normativas existentes, as saídas para que a ação democrática realize seu programa de governo. Conto com cada um de vocês. Com a lealdade, com o conhecimento e com a defesa do interesse público que vocês fazem”, afirmou.
NOVO AGU
Paulistano, José Eduardo Cardozo foi ministro da Justiça de 2011 até 2016. O advogado e procurador do município de São Paulo foi vereador por três mandatos, presidiu a Câmara Municipal durante dois anos, e, por duas vezes, foi deputado federal pelo PT de São Paulo – a última vez em 2006.
Em seu último mandado como Deputado Federal, foi o primeiro presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, na Câmara Federal. Mestre em Direito e professor de Direito Administrativo da PUC/SP, tornou-se secretário de Governo do município de São Paulo no período de 1989 a 1992.