Aconteceu nesta quinta-feira (28-07), o Dia Nacional pelo Direito a um Serviço Público de Qualidade. A mobilização pacífica foi realizadas nos principais aeroportos do Brasil, nacionais e internacionais, e teve grande visibilidade na mídia brasileira.
O diretor-geral da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil – UNAFE, Luis Carlos Palacios, junto com representantes das entidades do Fisco, Polícia Federal, Auditores da Receita Federal e do Trabalho e Peritos Criminais, entregaram durante o dia manifestos esclarecendo à população a importância das carreiras e alertando para necessidade de maior diálogo com o governo.
“Foi um momento singular na história do serviço público brasileiro. A população entendeu que o movimento é em prol da sociedade e não houve prejuízo a ninguém, pois acreditamos que há outros meios de sermos ouvidos, sem ser por meio de greve”, afirmou Palacios
No manifesto, as entidades pedem o fim imediato dos cortes e contingenciamentos orçamentários, retomada dos concursos públicos, reestruturação e valorização das carreiras, e o fim da terceirização das atividades.
Os principais veículos de comunicação do Brasil divulgaram a mobilização. No Rio de Janeiro, capital onde o diretor-geral da UNAFE esteve presente, veículos de grande importância como Carta Capital, Globo News, CBN, Band News, Jornal Extra e TV Brasil fizeram a cobertura do evento. A delegada no estado Jane Midões, o delegado substituto Diogo Tristão e a associada Patrícia Alvim participaram ativamente da mobilização no estado.
Em Fortaleza, no Ceará, a mobilização também foi destaque nos meios de comunicação locais, como explica o diretor da 5ª Região da UNAFE, Daniel Teixeira. “Cumprimos nosso maior objetivo no estado que era dar visibilidade às nossas reivindicações. A manifestação foi destaque em veículos importantes de Fortaleza, como O Povo e TV União. Esta será mais uma forma de alcançar a população e o governo”.
A diretora de Administração de Patrimônio da UNAFE, Simone Fagá, participou do Dia Nacional de Mobilização na cidade de São Paulo, no aeroporto de Guarulhos. “A receptividade da população foi muito boa para o evento. O diferencial da nossa manifestação, que não prejudicou em nada o cidadão, é um motivo a se comemorar. Todas as carreiras estavam com representantes e inclusive o Jornal Folha de São Paulo e o Jornal do Comércio fizeram a cobertura”, destaca.
A Associada à UNAFE Mônica Baronti, que participou da mobilização na cidade de Santos, em São Paulo, afirmou que foi uma oportunidade para mostrar ao governo que as categorias estão mobilizadas e dispostas a lutar. “Este foi o primeiro passo. A partir de agora temos de lutar no Congresso Nacional para que Propostas de Emenda à Constituição que prevejam convenções e acordos coletivos do serviço público sejam aprovadas”, afirmou.
Na Capital Federal os jornais Correio Braziliense e o Jornal de Brasília também divulgaram o evento, enaltecendo a importâncias das carreiras para País e destacando a necessidade que o governo tem de abrir mais espaço para as principais reivindicações.
“Aqui em Brasília participaram mais de 80 membros de carreiras relevantes do funcionalismo federal. E o que é mais importante, essa união é para reivindicar melhores condições de trabalho e não só melhoria remuneratória” ressaltou Gustavo Maia, Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, que participou do evento em Brasília.
Participaram do Dia Nacional por um Serviço Público de Qualidade sete entidades (Sindifisco Nacional, ADPF, ANFIP, SINAIT, Fenadepol, APCF e UNAFE ), que representam ao todo cerca de 15 mil servidores públicos pertencentes às Carreiras Típicas de Estado.
Estas carreiras são responsáveis por projetos importantes para o País, como garantia da arrecadação, o combate à sonegação, ao tráfico de drogas e ao trabalho escravo, as obras do PAC , para o sucesso de grandes eventos mundiais que o País vai sediar nos próximos anos (Copa do Mundo e Olimpíadas) e buscam melhor estruturação e por consequência oferecer para o Brasil um serviço público de qualidade.
Veja todos os veículos em que a mobilização foi destaque:
Movimento Cívico Amigos de Abril
Jornal da Cidade
Portal Regional
TCA
Correio do Brasil
MSN Notícias
PortoGente
CTB
Rádio de Janeiro
SindiFiscoNacional
O Dia Online
Portal R7
JB FM
Brasil Local
Portal G1
Carta Capital
Correio Braziliense
Rádio Agência Nacional
Agência Brasil
DCI
Rádio TupiFM
Portal R7
Manchete Online
Jornal do Brasil
Ministério da Defesa: Exército
Correio Braziliense
ASSFAPOM
BAND