Na última quarta-feira, 01, Advogados Públicos Federais lotados em Varginha- Minas Gerais se reuniram para participar do Dia Nacional de Mobilização da Advocacia Pública Federal. Manifestações em diversos estados também foram organizadas no dia 01.
A manifestação foi organizada em decorrência do atual estado de sucateamento em que se encontra a Advocacia-Geral da União, com ausência de carreias de apoio, excesso de serviço nas unidades jurídicas da AGU e situação precária estrutural de unidades.
A mobilização em Minas Gerais também buscou combater a ausência de prerrogativas de Advogados Públicos Federais, desmotivação e indignação por parte dos membros das carreiras com ocorrências como aparelhamento institucional da AGU, ausência de autonomia financeira, orçamentária e de gestão.
A partir da manifestação foram propostas ações como: pauta única de reivindicações para eventuais próximos atos e interpelação judicial nas situações em que o incremento do número de ações ou a redução do quadro da unidade jurídica prejudique a qualidade do serviço dos Advogados públicos Federais.
ATO 5 DE NOVEMBRO
Um próximo ato público está sendo preparado para o dia 5 de novembro de 2014, no Congresso Nacional, com o objetivo de defender a aprovação da PEC 82/07 (autonomia da Advocacia Pública) e a previsão dos honorários advocatícios no Novo CPC. Clique aqui para ver mais detalhes.