A UNAFE esteve presente nesta segunda-feira, 19, no curso de formação dos Procuradores Federais, promovido em Brasília. A entidade foi parceira do evento que contou com a presença de mais de 500 Procuradores Federais aprovados no último certame para o órgão.
Antes da cerimônia dos futuros Advogados Públicos Federais receberam material explicativo da UNAFE com as principais bandeiras da entidade e foram informados sobre o processo de filiação à entidade.
Um kit com constituição federal personalizada, um guia de melhores práticas, cartilha ‘Por Dentro da Advocacia Pública Federal’ e um folder de apresentação também foi entregue a cada integrante do curso de formação.
Para a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, a convocatória para o curso de formação foi resultado do amplo trabalho realizado pela UNAFE e pelos representantes da Comissão de aprovados nos concursos.
“Atuamos para garantir que esse curso ocorresse e que o maior número possível de aprovados fosse convocado. Vemos o quadro de cargos vagos na PGF e precisamos solucioná-lo com brevidade, para diminuir os graves problemas e a sobrecarga de trabalho enfrentados pelos colegas nas unidades em todo o País. Vamos continuar empenhados para que todos sejam empossados”, afirmou Simone Ambrósio.
Para abrir o curso de formação, o Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira enfatizou o aspecto positivo que o curso de formação trouxe para sua carreira como Procurador Federal. “Há 14 anos estava no mesmo lugar de vocês, iniciando meu curso de formação e posso afirmar que aquelas duas semanas do curso foram essenciais para que eu me preparasse e não entrasse em pânico no meu primeiro dia de trabalho”, afirmou Marcelo Siqueira.
O Corregedor-Geral da Advocacia da União, Ademar Passos Veiga, expôs o caráter positivo da atuação da PGF nas ações judiciais que visam a impugnação de decisões disciplinares exaradas no âmbito do Poder Executivo Federal. “Muito bom saber que podemos contar com a força e a garra de vocês. Nos encontraremos pela frente”, afirmou.
A Secretária-Geral de Administração da AGU, Gildenora Batista Dantas Milhomem, deu boas vindas aos aprovados e destacou o nível técnico e a dificuldade do certame que selecionou os futuros Procuradores Federais.
“Quero dá-los uma injeção de ânimo e parabenizá-los por terem chegado até aqui, na segunda fase de um concurso tão seletivo e difícil. A AGU está ávida para recebê-los. Foi um grande esforço para termos esse auditório repleto. Estamos aqui na expectativa, para que possamos comemorar a posse de cada um de vocês”, afirmou a Secretária-Geral.
A Diretora da Escola da AGU, Juliana Sahione Mayrink Neiva, explicou as iniciativas que a Instituição vem realizando para a capacitação dos membros. Juliana Mayrink destacou a preocupação constante da AGU pela capacitação dos Advogados Públicos Federais.
O curso de formação seguirá até o dia 31 de maio deste ano. A UNAFE manterá a atuação para que todos os aprovados convocados para o curso de formação sejam empossados e nomeados.