Dirigentes da UNAFE fizeram manifestação, na manhã desta quarta-feira, 18, durante sessão solene em homenagem aos 20 anos da Advocacia Geral da União (AGU), na Câmara Federal. Os Advogados Públicos Federais usaram camisas e entregaram panfletos pedindo a votação favorável dos honorários no novo CPC.
Os dirigentes da UNAFE também reivindicaram por medidas de fortalecimento da Advocacia Pública Federal, melhores condições de trabalho, tratamento isonômico e igualdade remuneratória entre as funções essenciais à justiça.
Nas camisas e panfletos que foram entregues, os Dirigentes da UNAFE pediam aos parlamentares que equilibrassem a balança entre os resultados apresentados pela atuação dos Advogados Públicos Federais e as carências vivenciadas pelos membros da AGU atualmente.
“Não há outra razão para se homenagear a AGU senão pela atuação dos Advogados Públicos Federais, que mesmo enfrentando diversos problemas estruturais da Instituição, continuam imbuídos na realização de sua função. Viemos demonstrar pacificamente ao parlamento que é hora da AGU avançar rumo ao respeito e patamar previsto pela Carta Maior Brasileira”, afirmou a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio.
Durante a solenidade os discursos convergiram para a importância da Advocacia-Geral da União para o Estado Brasileiro. O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, Deputado Federal Fábio Trad (PMDB-MS), reafirmou a necessidade de fortalecer as Procuraturas Públicas como único caminho para que o País continue a crescer.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, também discursou em defesa da Advocacia Pública Brasileira e reiterou a necessidade urgente de valorização e reconhecimento dos Advogados Públicos Federais.
“A Ordem é dos Advogados Públicos e privados. Não por outra defendemos a valorização e reconhecimento dos profissionais q integram a Advocacia Pública. Esta Casa analisa, entre os vários projetos que podem contribuir para que esse reconhecimento seja efetivo o novo CPC que prevê os honorários advocatícios aos Advogados Públicos Federais”, afirmou o presidente do Conselho Federal da OAB.
Também participaram da sessão solene, o Ministro do STF e ex-Advogado-Geral da União, Gilmar Mendes, a vice-Procuradora-Geral da República, Ela Wiecko, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, diversos parlamentares, Advogados Públicos Federais e servidores da AGU.