
Arquivo UNAFE: Diretora-Geral da UNAFE em reunião com o PGF
Cinco meses após reunião de Dirigentes da UNAFE com o Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, PGF publica edital do certame. Na reunião, o Procurador-Geral Federal afirmou a possibilidade de retificar o edital para aumentar o número de vagas.
O Diário Oficial da União desta quinta-feira, 29, publicou edital de concurso público para preenchimento de 78 cargos de Procurador Federal de 2ª Categoria, mais cadastro reserva. O edital prevê jornada de trabalho de 40 horas semanais e salário inicial no valor de R$ 15.719,13.
O certame será realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe – Clique aqui para informações) do dia 9 a 23 de setembro, mediante ao pagamento de taxa de R$ 163,00. Os Procuradores Federais serão distribuídos por unidades da Procuradoria-Geral Federal- PGF em todo o País. A escolha das vagas será feita de acordo com a ordem de classificação. No entanto, os estados disponíveis serão definidos somente após o concurso interno de remoção.
Para a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, o número de vagas divulgado não será suficiente para preencher o quantitativo de cargos vagos na Instituição. Ambrósio destacou que a entidade vai trabalhar para que todos os aprovados sejam empossados no mais curto período de tempo.
“Assim como afirmarmos ao Procurador-Geral Federal em reunião em abril deste ano, o número de vagas estipulado no edital não corresponderá ao preenchimento de todas as vagas na PGF. Vamos continuar lutando para que o número possa ser maior e para buscar a redução da sobrecarga de trabalho pela qual passam os Procuradores Federais em todo o País. Também é preciso considerar urgentemente a criação da carreira de apoio na AGU”, afirma Simone Ambrósio.
ATUAÇÃO PRÓ-CONCURSO
Até que o edital do concurso fosse divulgado, a UNAFE procurou, em inúmeras ocasiões, atuar para a realização do certame. Em março deste ano, a UNAFE encaminhou ofício à OAB-DF pedindo apoio para a realização de concurso público para as carreiras de Procurador Federal e Procurador do Banco Central, e a convocação dos aprovados no último concurso para Advogado da União e Procurador da Fazenda Nacional. No documento, foram anexados dois avisos ministeriais datados de agosto do ano passado e janeiro deste ano, em que a AGU solicitou disponibilidade orçamentária para realizar concurso ao Ministério do Planejamento.

Arquivo UNAFE: Diretora-Geral da UNAFE em reunião com Sérgio Mendonça
No dia 02 de abril deste ano, a Diretora-Geral da entidade, Simone Ambrósio, se reuniu com o Secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para tratar de diversos assuntos relevantes para as Carreiras Típicas de Estado. O concurso público foi o tema de maior destaque durante a reunião. Simone Ambrósio apresentou ao Secretário, a situação de descaso do Governo com relação à defasagem dos quadros na AGU.
Ainda este ano, a UNAFE buscou apoio parlamentar para assegurar que os concursos na AGU fossem realizados. O Deputado Federal Amauri Teixeira (PT-BA), foi um dos parlamentares que receberam cópias dos avisos ministeriais e se comprometeu em articular junto ao MPOG o atendimento aos mesmos.