O Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, Felipe Hessmann, participou nesta terça-feira, 07, da Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, realizada em Brasília. Os Dirigentes do Fórum se reuniram para organizar a realização de audiência pública para debater a valorização das carreiras de Estado, na CTASP, no dia 14 de maio deste ano.
Na pauta da reunião houve consenso entre os temas que devem ser tratados na audiência pública, entre eles: a meritocracia, a redução dos cargos de indicação política e a eliminação da terceirização na administração pública.
As entidades que compõem o FONACATE avaliaram que a audiência é uma oportunidade ímpar de chamar a atenção do governo para a precarização das carreiras, pois faltam recursos humanos e infraestrutura em muitos órgãos públicos.
“O Governo demonstra um verdadeiro descaso com a carência de pessoal nos quadros funcionais das carreiras de Estado, principalmente da AGU. Enfrentamos uma evasão grande de membros, essa situação é preocupante”, afirmou o Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, Felipe Hessmann Dutra.
Durante a assembleia, os representantes das entidades do funcionalismo Federal deliberaram pela construção de um documento com os principais problemas relatados na audiência pública que deverá ser enviado à presidência da República, ministros e parlamentares. A audiência pública foi solicitada pelo Deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), em março deste ano, a pedido do FONACATE.
Com informações: Ascom/FONACATE