Na manhã desta sexta-feira, 17, mais 26 aprovados no último concurso para Procurador Federal, ocorrido em 2010, foram empossados em cerimônia na AGU, em Brasília. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ayres Britto participou da solenidade de Posse.
Os novos membros empossados exercerão a representação judicial, extrajudicial, a consultoria e assessoramento jurídicos de autarquias e Fundações Públicas Federais.
A representante da Comissão de Aprovados, Lisandre Zulian, afirmou que a parceria da UNAFE para que a nomeação ocorresse foi fundamental: ”Sem o apoio da UNAFE, a Comissão não teria conseguido a nomeação de todos. Foi essencial e muito competente a participação da entidade”.
Atuação da UNAFE
A UNAFE atuou durante todo o ano passado e este ano, juntamente à Comissão dos Aprovados, e realizou inúmeras reuniões com autoridades e parlamentares para pedir apoio político para que as nomeações de todos os aprovados ocorressem em uma única oportunidade.
No ano passado, o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios acompanhado de representantes da Comissão dos aprovados se reuniu com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, ocasião em que o Diretor-Geral da UNAFE afirmou que o problema da falta de nomeação dos aprovados está inserido em um contexto macro, que é a desvalorização da Advocacia Pública em relação às demais Funções Essenciais à Justiça.
Entre vários encontros realizados este ano, merece destaque a reunião do Diretor de Relações Institucionais da UNAFE, Gustavo Maia, juntamente com a representante da Comissão dos Aprovados, Lisandre Zulian, com a Secretária-Adjunta da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Catarina Moreira, quando explicaram a situação vivida pelos concursados que ainda aguardavam a nomeação, além de informar as perspectivas de piora no quadro, caso as nomeações não fossem executadas a curto prazo.