A constituição da Comissão está prevista para o dia 01 de Agosto, quando será divulgado o Edital de Abertura do Processo Eleitoral, convidando os associados a se candidatarem aos cargos de Diretoria, Conselho Fiscal e Colégio de Representantes.
Foi definida a Comissão Especial Eleitoral da UNAFE que irá coordenar a eleição 2012, para escolha da nova Diretoria, do Colégio de Representantes e do Conselho Fiscal da entidade. A Comissão será a responsável, a partir da sua instalação, prevista para o dia 01 de agosto, pela organização de todo o processo eleitoral, que culmina na Assembleia Geral Ordinária, onde serão empossados a Diretoria, o Conselho Fiscal e o Colégio de Representantes – Gestão 2012/2014. (De acordo com Art. 54 do Estatuto da UNAFE)
Também conforme Art. 54 do Estatuto, os integrantes da Comissão Especial Eleitoral não podem estar organizando chapas, nem concorrendo a cargos isolados. Após consulta aos Delegados e, posteriormente, devido ao não preenchimento de todas as vagas, por consulta aos Associados, a Comissão será composta pelos associados Julio Borges, do Distrito Federal, e Maurício Pacheco, de São Paulo, e os Delegados da UNAFE Thiago Bolzani, do Espirito Santo, Lana Mara Moura, do Ceará, e Leandro Bernardo, do Paraná.
A Comissão Especial Eleitoral será responsável pela organização e a manutenção dos prazos do processo eleitoral, a análise e o julgamento dos requerimentos de inscrição, a decisão das impugnações, a publicação dos editais e a comunicação com os candidatos, além do correto cumprimento das regras do processo eleitoral, cabendo à atual Diretoria apenas dar o suporte físico necessário para o melhor desempenho da Comissão.
Para viabilizar o processo eleitoral da UNAFE 2012, a Diretoria da entidade alerta aos associados para que mantenham seus dados cadastrais (endereço e e-mail) atualizados. A atualização cadastral é necessária para que os associados recebam o link individual de votação pela internet, além de informações sobre a eleição da UNAFE.