A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública promove um grande ato público nesta terça-feira (8), na Câmara dos Deputados, para cobrar melhores condições de trabalho e mais atenção às demandas das carreiras. O evento ocorrerá a partir das 17h, no Plenário 2 do Anexo II, e terá a estreia oficial do deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) na coordenadoria da frente.
Parlamentares e advogados públicos se mobilizarão para tratar das precárias condições estruturais e da defasagem salarial da Advocacia-Geral da União em relação às demais funções essenciais à justiça, que chega a 40%. “Houve um longo período de descaso do Executivo, e a política de valorização se tornou imprescindível para evitar um colapso nas carreiras”, alerta o presidente do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal, Allan Titonelli.
Para o diretor-geral da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), Luis Carlos Palacios, os efeitos práticos desse descaso podem ser sentidos no desinteresse pelas carreiras da AGU, já que 40% dos aprovados nos últimos concursos sequer tomaram posse. “Além disso, enfrentamos problemas estruturais, que vão desde a falta de carros para transportar procuradores para fazer carga de processo até falta de infraestrutura de informática”.
A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública foi lançada em agosto do ano passado com a adesão de mais de 230 deputados federais e senadores que se comprometeram a apoiar as carreiras da Advocacia Pública no cenário político nacional. Trad assume a coordenadoria no lugar do atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
A mobilização pela valorização da Advocacia Pública continua amanhã (9), com o Dia Nacional da Paralisação de Advertência, com mobilização em pelo menos 10 grandes cidades do país.
O que? Ato Público da Frente Parlamentar Mista da Advocacia Pública
Quando? Nesta terça-feira (8), às 17h
Onde? Câmara dos Deputados (Plenário 2 do Anexo II)