O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, presidiu hoje, 17, mesa da palestra “Os efeitos da Corrupção no Estado de Direito”, no IV Curso de Defesa da Probidade Administrativa e Recuperação de Créditos, promovido pelo Departamento de Probidade e Patrimônio da AGU. A palestra foi proferida pelo PHD em Crime Organizado pela Oxford University e membro da Internacional Bar Association, Roberto Durrieu.
Para iniciar a palestra, Luis Carlos Palacios enfatizou a importância do trabalho do Grupo Proativo da AGU no combate da corrupção, consolidada com a vitória do 8º Prêmio Innovare em 2011. O Diretor-Geral apresentou o palestrante reiterando a relevância do curso para afirmar o papel da Advocacia Pública como crucial para a prevenção e combate à corrupção no Brasil.
Roberto Durrieu, que veio da Argentina para o evento, iniciou sua palestra, enfatizando que a corrupção e a lavagem de dinheiro são fenômenos que ocorrem em diversos países e que é preciso compreendê-los incisivamente para tomada de medidas de inibição.
“É preciso entender o que de fato vem a ser a corrupção e a lavagem de dinheiro, para então tentar coibir estas práticas que ocorrem em diversos países há muito tempo”, afirmou o palestrante.
O curso faz parte das atividades desempenhadas pelo grupo permanente de atuação proativa na recuperação judicial de valores desviados de instituições públicas em esquemas de corrupção, instituído pela AGU em 2009.
A UNAFE apoiou o evento que seguirá com programação até amanhã, com palestras sobre a Evolução da AGU na Defesa da Probidade, Improbidade e Termos de Ajustamento de Conduta: Possibilidades e limites, Enriquecimento ilícito e reflexos na Ação de improbidade, entre outros assuntos.