Durante a cerimônia de abertura do 8º Encontro Nacional de Advogados Públicos Federais- ENAFE, ocorrida nesta quarta-feira, 15, em Foz do Iguaçu-PR, autoridades, juristas e o prefeito da cidade teceram elogios à escolha do tema desta edição do evento.
Este ano, o encontro trouxe em sua temática central o papel desempenhado pela Advocacia Pública Federal na defesa do Patrimônio Público brasileiro. Para abrir o encontro, o Diretor-Geral da UNAFE, Carlos Marden, enfatizou a atuação dos Advogados Públicos Federais em três eixos.
“Atuamos na viabilização das políticas públicas, na defesa do patrimônio público e na prevenção e combate à corrupção. Estes três eixos nos nortearam para a elaboração da programação deste evento. Precisamos levar as boas ideias e discussões sobre temas relevantes para fora dos termos da Advocacia-Geral da União”, afirmou Carlos Marden, durante o lançamento.
O prefeito da cidade de Foz do Iguaçu-PR, Reni Pereira, agradeceu a decisão de realizar o ENAFE no município e defendeu o fortalecimento da Advocacia Pública nos três níveis da federação.
“Temos comprovado uma forte reação pró-advocacia pública que começa na esfera federal e em efeito cascata chega até aos Advogados Públicos estaduais e municipais. É preciso fortalecer a Advocacia Pública para melhorar ainda mais o desempenho destes profissionais”, afirmou o prefeito.
EXCLUSIVIDADE
Em sua manifestação durante a solenidade de abertura do evento, o Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, também elogiou a escolha do tema do encontro e divulgou decisão do Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams, quanto à ocupação de cargos de chefia.
“Em conversa com o Advogado-Geral da União, fui incumbido de divulgar aqui, nesta noite, a decisão de que o Drº Adams fará, pessoalmente, no Congresso Nacional, a defesa da alteração do Projeto de Lei Orgânica, para condensar que os cargos de chefia da AGU sejam ocupados apenas por membros concursados e de carreira”, afirmou o PGF.
AGU EM DESTAQUE
O Procurador-Geral da União, Paulo Henrique Kuhn, que também discursou na abertura do evento, enfatizou dados sobre o destaque que a Advocacia-Geral da União tem alcançado junto à imprensa e à sociedade.
“Há três anos a AGU é a segunda Instituição do judiciário mais citada pela imprensa. Temos mais de 135 mil usuários na rede do facebook e isso mostra que temos buscado cada vez mais conscientizar todos sobre a nossa relevante atuação”, afirmou o PGU durante o evento.