Clarice Lispector e Cecília Meireles ganharam, nesta sexta-feira, o segundo lugar no III Concurso de Monografia em Advocacia-Pública Federal, promovido pela Escola da Advocacia-Geral da União. Isso porque os nomes das escritoras foram usados como fantasia pelas Procuradoras Federais, Helena Dias Leão e Mariana Barbosa Cirne, associadas da UNAFE. Elas concorreram com participantes de todo o Brasil e tiveram como tema de pesquisa “A Advocacia Publica Federal e a Cidadania: A complementaridade entre o público e o privado no desenvolvimento do papel do Estado”.
“Esta iniciativa é louvável porque promove a visibilidade do trabalho do Advogado Público, ainda tão desconhecido. Minha alegria maior não é o premio que recebo hoje, mas o privilégio de fazer parte desta carreira tão importante para o Estado”, emocionada Mariana Barbosa falou sobre o orgulho de pertencer à AGU.
O Concurso de Monografia foi um projeto nacional que esteve aberto para membros de todas as carreiras da AGU. O objetivo foi fomentar a pesquisa e a geração de conhecimentos sobre a Advocacia Pública Federal, especialmente sobre a importância e o papel desempenhado pela Advocacia-Geral da União.
Os premiados receberam a quantia de R$ 7000,00 e R$ 5000,00, para primeiro e segundo lugares respectivamente. Além disso, eles terão seus trabalhos publicados na edição do primeiro trimestre de 2011 da Revista da AGU.
“Gostaria de ver mais colegas participando dos próximos, pois é uma forma que interessante de melhorar o trabalho que desenvolvemos no nosso dia-a-dia e também o serviço que prestamos à sociedade”, convida Helena Dias. Para os interessados em participar, o edital para a próxima edição do Concurso de Monografia da AGU estará disponível a partir de junho de 2011 na Escola da AGU.
O primeiro lugar foi para o Advogado da União, Éder Maurício Pezzi López que defendeu a visão de que o advogado público deve ser co-autor de políticas públicas, além de ter como foco a eficiência na ação judicial para que se tenha uma Advocacia Pública não só de forma, mas de resultados.
Para o diretor-geral da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil, Luis Carlos Palácios, o evento promovido pela EAGU, com apoio da UNAFE, tem um significado especial. “Ao apoiar eventos dessa natureza, temos a certeza de estar contribuindo de para o desenvolvimento de nossa carreira e para o crescimento da advocacia pública federal que seguramente, em pouco tempo, passará a ocupar seu merecido destaque na doutrina pátria”.
Veja, abaixo, as monografias premiadas.
Éder Maurício Pezzi López
Helena Dias Leão e Mariana Barbosa Cirne