No início da semana passada, o diretor-geral da UNAFE, Rogério Vieira Rodrigues, esteve na Advocacia-Geral da União para registrar o apoio da entidade à conclusão do processo de transposição dos assistentes jurídicos à carreira de advogado da União, cujos detalhes foram anunciados pelo consultor-geral da União, Ronaldo Jorge Araújo Vieira Junior.
Segundo Rogério Vieira Rodrigues, “a decisão do ministro Adams e do Ronaldo, reconhecendo a necessidade de superar esse longo e desgastante processo, põe um ponto final sobre esse assunto, fazendo justiça àqueles colegas que, legitimamente, faziam jus à transposição pleiteada”.
Mas o processo de transposição dos antigos assistentes jurídicos é antigo e, ainda hoje, enfrenta resistência por parte de uma das associações que representam a carreira de advogado da União. Essa resistência, porém, vem perdendo força ao longo dos anos. “Felizmente para a Advocacia Pública Federal, temos assistido à histórica e paulatina derrota do sectarismo de setores já tão conhecidos por todos os Advogados Públicos Federais”, afirmou Rogério Vieira Rodrigues.