O diretor-geral da UNAFE, Rogério Vieira, pronunciou-se no último dia 16, no Curso de Formação dos Advogados da União que tomaram posse no dia 07 deste mês. Na ocasião, Rogério Vieira discorreu sobre os objetivos da UNAFE e seu surgimento, por meio do pensamento de um grupo de Advogados Públicos, que, convencido da necessidade da união entre as carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU) e da defesa de uma Advocacia de Estado, se propôs a alcançar três propósitos: a edificação corporativa e institucional, a defesa dos Advogados Públicos Federais e a preocupação com a sociedade.
A edificação corporativa e institucional da AGU, envolve a conquista da exclusividade das competências, da unidade institucional da AGU, das garantias e prerrogativas e das autonomias financeira e orçamentária para que “a AGU do futuro seja garantia de realização profissional e material para seus membros”.
Quanto à promoção da defesa dos Advogados Públicos Federais, de acordo com Rogério Vieira, a Advocacia Pública Federal precisa de uma associação independente e profissional, que tenha livres condições para atuar, sempre que algum de seus membros seja violado em suas garantias e prerrogativas. “Temos atuado na defesa dos membros da AGU, mesmo que não associados, junto à OAB, ao TCU, ao Poder Judiciário, à imprensa e à nossa instituição, como o exemplo de chefias que desrespeitam a independência dos Advogados Públicos”, afirmou.
O terceiro propósito citado pelo diretor-geral da UNAFE diz respeito à preocupação com a sociedade. “Estamos dinfundindo a responsabilidade da Advocacia Pública em dar estabilidade jurídica ao Estado, uniformizando entendimento e reduzindo demandas judiciais”, destacou Rogério Vieira.
A UNAFE está com um lounge montado no local do Curso de Formação dos Advogados da União, que está sendo realizado no Auditório da Legião da Boa Vontade – LBV, localizado no SGAS 915 Lotes 75/76 – 1º andar – Brasília/DF. O espaço fica montado até o encerramento do evento, dia 18 de dezembro.