Na tarde de ontem, procuradores federais, advogados e convidados participaram da solenidade de inauguração da Procuradoria Seccional Federal (PSF) e da Procuradoria Seccional da União (PSU). As procuradorias são unidades judiciárias da Advocacia-Geral da União (AGU).
A cerimônia contou com a presença do procurador federal George Harrison, da procuradora Adriana de Sousa Gomes, da advogada da União Caroline Bulhosa de Souza Nunes, do procurador federal Bruno Almeida, entre outras autoridades.
Para as instalações das unidades, foram investidos cerca de R$ 300 mil pela AGU. As duas procuradorias iniciarão suas atividades a partir da próxima segunda-feira, no prédio situado na avenida Rio Branco, nº 1.260, Centro (próximo à Estação das Artes Elizeu Ventania).
Conforme o procurador federal Bruno Almeida, as unidades judiciárias da AGU no município agilizarão os processos judiciais e extrajudiciais das instituições federais instaladas na cidade. Além disso, as procuradorias atuarão como conciliadoras e facilitador de processos entre as autarquias da união e a população.
O procurador federal Bruno Almeida informa que as unidades judiciárias da AGU, em Mossoró, abrangerão 60 municípios da região Oeste do Estado, o que representa atendimentos a 151 autarquias e fundações públicas federais em toda essa área de cobertura.
Ele explica que cabe à PSF oferecer representação judicial e extrajudicial, consultoria e assessoramento jurídico a autarquias e fundações públicas federais. Enquanto que a PSU terá a competência de promover a representação judicial e extrajudicial da União.
Bruno Almeida afirma que a previsão é que em fevereiro do próximo ano seja inaugurada na mesma sede uma unidade da Procuradoria da Fazenda Nacional. Com isso, Mossoró passará a contar com as três carreiras da AGU, "um pioneirismo de uma cidade do Nordeste", destaca o procurador.
Fonte: Jornal O Mossoroense – RN