Três candidatos disputam a eleição para a presidência da OAB-CE que acontece hoje, das 8 às 16 h, no Clube Náutico
Hoje, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), realiza eleição para a escolha do novo presidente do órgão. Advogados regularmente inscritos na OAB em dia com as contribuições poderão votar em três candidatos. São eles, o ex-presidente da Associação dos Jovens Advogados (AJA) e atual conselheiro Edson Santana, o tesoureiro da Ordem, Erinaldo Dantas Filho, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), Valdetário Andrade Monteiro.
Além disso, haverá escolha dos Conselheiros Seccionais Titulares, dentre eles um presidente, um vice-presidente, secretário geral, secretário geral adjunto e o tesoureiro; membros da Diretoria do Conselho Seccional; Conselheiros Federais Titulares da Delegação do Ceará; cargos da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará; além dos membros da diretoria das Subsecções.
Quanto ao processo do pleito, o atual presidente da OAB-CE, Hélio Leitão, acredita que tudo vai transcorrer na mais absoluta tranquilidade, como vem ocorrendo até agora. A eleição será realizada hoje, das 8 às 16 horas no Clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, e nas subseções de Aracati, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá e Sobral.
"A Ordem é do Advogado", "OAB Pra Valer" e "Nova OAB" são as chapas dos candidatos Erinaldo Dantas, Valdetário Monteiro e Edson Santana, respectivamente. A chapa vencedora administrará a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, por três anos.
Edson Santana investe na transparência dos investimentos e no orçamento participativo, em que os advogados poderão opinar sobre a melhor forma de aplicação dos recursos da entidade para se eleger. Além disso, ele propõe a criação do Canal do Advogado (TV e Rádio pela Internet) para qualificação, debate e divulgação das reivindicações dos advogados. Edson Santana defende ainda a criação da comissão de acompanhamento dos concursos públicos e o estabelecimento do piso salarial para advogados.
O presidente da Caace, Valdetário Monteiro, por sua vez, aposta na criação do Centro de Apoio da Defesa do Advogado e da Advocacia para se eleger. Além disso, ele propõe a criação do cargo de ombudsman para acompanhar a atuação da Ordem e do Poder Judiciário, a valorização dos advogados na eleição do Quinto Constitucional. O candidato propõe, também, descontos de 30% da anuidade para advogados recém-formados e advogados idosos, e a desburocratização dos procedimentos nas varas federais.
As propostas por Erinaldo Dantas são a redução da anuidade para advogados em início de carreira e fora do exercício e a implementação de novas tecnologias, com a digitalização dos processos. Para incentivar os jovens advogados no exercício da profissão, Erinaldo propõe a gratuidade nos cursos de extensão promovidos pela Escola Superior de Advocacia para os inscritos na OAB. Os compromissos assumidos com a advocacia pública federal são a autonomia administrativo financeira.
PROTAGONISTA