A UNAFE esteve presente na manhã desta terça-feira, 19, no lançamento oficial das comemorações de 20 anos da Advocacia-Geral da União, que contou com a participação do Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams, do Advogado-Geral da União Substituto, Fernando Albuquerque, e da Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União, Juliana Sahione. O evento foi marcado por uma avaliação da atuação da AGU e apresentação de projetos futuros para a instituição.
Para abrir o evento, o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams, fez um apanhado histórico da Advocacia-Geral da União, citando suas mudanças desde sua fundação, e afirmou que hoje a instituição é capaz de lidar com qualquer desafio, não só com os positivos, mas também com os negativos.
Para Adams a Advocacia-Geral da União alcançou uma respeitabilidade que a coloca no patamar para defender posições polêmicas e discutidas pela sociedade brasileira com responsabilidade.
Adams reconheceu a necessidade de amadurecimento da Carreira através da implantação de parâmetros, conduta, cultura e ética profissional. Para o AGU, somente com este amadurecimento a instituição será capaz de priorizar a coerência em suas decisões.
“Somente com a construção da ética e da coerência institucional haverá o avanço na estruturação, na profissionalização e na consolidação da AGU nos próximos 20 anos. É necessário pensar em cumprir nosso papel com a sociedade, com o que nos torna indispensável à Nação”, afirmou Luis Inácio Adams.
Para a Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União, Juliana Sahione, o projeto de 20 anos da AGU é de grande importância para o aperfeiçoamento futuro da instituição. “O projeto traz o resgate da história da AGU, destacando importância de não apenas se fazer uma análise para o futuro, mas considerando sempre a história da instituição para avaliar as melhores condições do presente e projetar o futuro”, afirmou Juliana Sahione.
Para a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Fagá, que acompanhou a solenidade com o Diretor de Relações Institucionais da entidade, Felipe Hessmann Dutra, a cúpula da AGU reconhece que a instituição ainda precisa de muitas mudanças, mas não demonstrou, até agora, nenhum projeto efetivo para que essas mudanças ocorram a curto prazo.
“É lamentável que a própria cúpula da AGU reconheça os pontos fundamentais para aprimoramento técnico e fortalecimento da Instituição e não sinalize mudanças efetivas para verdadeiramente consolidar a Advocacia Pública Federal como função essencial à Justiça”, afirmou a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Fagá, durante o evento.
Para finalizar o lançamento oficial das comemorações de 20 anos da AGU, a EAGU transmitiu um vídeo institucional comemorativo, que pode ser assistido aqui.
Também participaram do evento o Procurador-Geral Federal, Marcelo Siqueira, o Procurador-Geral do Banco Central, Isaac Ferreira, o Consultor-Geral da União Interino, Guilherme Benages, a Secretária-Geral da Administração da Advocacia-Geral da União, Gildenora Dantas, e a Ouvidora-Geral da Advocacia-Geral da União, Mariana Melo, além de Advogados Públicos Federais.