Pela 11ª vez reconhecendo a boa atuação dos parlamentares, o Prêmio Congresso em Foco é reconhecido pela sociedade por sua “mais alta importância”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), Marcelino Rodrigues. Para o dirigente da associação, é preciso enaltecer os políticos que tiveram uma boa atuação no parlamento.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco escolhe anualmente os melhores deputados e senadores por meio de uma votação popular, pelos votos dos jornalistas que cobrem o Congresso e, desde o ano passado, por um júri especializado.
“No meio de toda essa confusão e dessa instabilidade política que a gente vive, acredito que enaltecer as boas iniciativas daqueles que tiveram uma atuação positiva é algo bastante importante, principalmente em ano eleitoral”, afirmou Marcelino Rodrigues.
Segundo o presidente da associação, o Prêmio poderá dar ao eleitor ainda mais critérios objetivos para fundamentar seus votos em outubro, seja para reconduzir um candidato às cadeiras no Legislativo nacional ou para renovar o Congresso.
“Diante dessa maior difusão de informações, muita gente vai buscar critérios mais objetivos ou algum tipo de medição da atuação dos parlamentares. Acho que, hoje, um reclame da sociedade é exatamente essa maior objetividade”, diz ele, que avalia ainda que o Prêmio Congresso em Foco pode ser “algo concreto” para ajudar o eleitor a fundamentar seu voto nas urnas em outubro.
Apoiadora do Prêmio Congresso em Foco pela primeira vez, a organização foi criada em 2016 e reúne membros da Advocacia-Geral da União (AGU), Advogados da União, Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores do Banco Central. A ANAFE tem o objetivo de fortalecer a Advocacia Pública voltada à defesa do patrimônio público e ordenamento jurídico. Também é a primeira vez que prêmio será entregue aqueles que atuaram pela defesa da Advocacia Pública.
O Prêmio Congresso em Foco 2018 será nesta segunda-feira (13), a partir das 20h no Porto Vittoria Espaço de Eventos, em Brasília.
Clique aqui e confira a matéria publicada no Congresso em Foco.