Inclusão da PEC 443/09 na pauta da Câmara levou mais de 300 Advogados da AGU a protestarem pela aprovação da matéria já na primeira semana de trabalho na Casa. Após debate, votação ficou acertada para esta quarta-feira, 05. Assista ao vivo no site da UNAFE.
Agosto começou em clima de protesto na Câmara dos Deputados. Mais de 300 Advogados Públicos Federais foram a Casa nesta terça-feira, 04, para pedir apoio dos líderes e parlamentares à PEC 443/09, que foi incluída na pauta desta terça-feira, 04. Após votação de requerimento de adiamento, a matéria deverá ser votada nesta quarta-feira, 05.
Durante o protesto na tarde de ontem, os Advogados Públicos Federais lotaram o corredor das lideranças e abordaram parlamentares para pedir apoio à aprovação da PEC 443/09. Com placas de ‘eu voto sim’, os membros da AGU defenderam o caráter de justiça que a PEC 443 confere à Advocacia Pública brasileira.
Enquanto os Advogados Públicos lotavam o corredor das lideranças, alguns parlamentares informaram que o Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pretendia colocar em votação um requerimento de retirada da proposta da pauta, transferindo a votação para a última semana de agosto.
O requerimento foi negado por 278 votos e a sessão foi suspensa por Eduardo Cunha. O Presidente da Câmara então convocou uma reunião com os líderes para definir a data de votação da PEC, confirmada para esta quarta-feira, 05.
Com o início da sessão, os Advogados Públicos Federais seguiram até às galerias do Plenário. Durante a concentração, o Diretor da 1ª Região da UNAFE, Marcelino Rodrigues, discursou em defesa da nova AGU e pediu que o movimento se preserve tanto no Executivo quanto no Legislativo.
“A hora é agora. Devemos manter firme o movimento de entrega de cargos no Executivo e essa pressão uniforme, organizada e histórica aqui no parlamento. Não haverá outro momento para que tornemos real a nova AGU”, afirmou o Diretor da UNAFE.
A sessão desta quarta-feira, 05, poderá ser acompanhada ao vivo no site da UNAFE.
SERVIÇO
Evento: Votação da PEC 443/09
Local: Plenário da Câmara dos Deputados
Horário: 16h
Participe!