Diversos veículos de imprensa deram destaque ao protesto que ocorreu em Brasília e diversos estados brasileiros.
A manifestação contra a desvalorização das carreiras da AGU, que levou nesta quinta-feira, 28, mais de 400 Advogados Públicos Federais ao Ministério da Fazenda, em Brasília, e simultaneamente em outros estados brasileiros, teve grande repercussão na mídia.
Em entrevista concedida à Agência Brasil, da EBC, a Delegada da UNAFE em Brasília, Thirzzia Guimarães destacou que a Advocacia Pública Federal vive uma situação de caos institucional.
“Temos unidades sofrendo ação de despejo. Para ir a uma audiência em outra cidade, falta gasolina. Nenhuma das quatro carreiras tem carreira de apoio, que possa ajudar nas atividades de suporte. A gente está vindo pedir um pouco mais de atenção, de interlocução, sob pena de prejuízo à defesa da União, das autarquias e fundações públicas”, afirmou a Delegada da UNAFE.
Em matéria veiculada pelo Correio Braziliense foi destacado que além de melhora das condições estruturais de trabalho, os Advogados Públicos pedem a aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 443/09 e 82/07.
A CBN Nacional destacou que o objetivo da mobilização constante da carreira é de pressionar o Governo e o Congresso, onde tramitam duas propostas que prevêem melhorias para carreira. “Num momento de ajuste fiscal, a carreira sugere que a equiparação salarial passe a valer a partir de 2017”.
Em matéria veiculada pelo Broadcast do jornal Estadão, foi destacado que: “os manifestantes estão na porta do prédio e esperam que alguma autoridade os receba. Segundo manifestantes, o ministro da AGU, Luis Inácio Adams, está ciente do pleito da categoria”.
O jornal Folha Vitória, do R7, destacou que em frente ao Ministério da Fazenda, os procuradores pleitearam recursos para insumos básicos, como gasolina. “Nós queremos atenção”, afirmou Delegada da UNAFE em Brasília, Thizzia Guimarães.
Clique aqui para acessar a íntegra da matéria da Agência Brasil.
Clique aqui para acessar a íntegra da matéria do Correio Braziliense.
Clique aqui para acessar a íntegra da matéria do portal do R7.
DESTAQUE NOS ESTADOS
A matéria veiculada no Blog do Moacir Pereira de Santa Catarina, afirmou que Advogados Públicos Federais realizaram ato na OAB-SC para apontar alternativas ao ajuste fiscal. Os profissionais apontaram que, com maior eficiência do Estado, é possível fornecer à população melhores serviços com menos impostos.
O Delegado da UNAFE em SC destacou que a Advocacia Pública é a carreira jurídica que combate a sonegação, a fraude e a corrupção, economizando dinheiro para o cidadão já assoberbado de impostos.
“Não é bom para o país fragilizar a sua defesa em juízo. Toda a sociedade ganha com uma Advocacia Pública bem estruturada: o cidadão que move um processo contra o Poder Público e tem razão pode ter seu processo resolvido mais rápido, com um acordo, por exemplo”, destacou ao jornalista do Blog.
O Diário do Goiás deu amplo destaque ao ato realizado em Goiânia. A matéria destacou que, os membros da AGU promovem um debate aberto na porta do edifício sede da AGU, de Goiânia e como em todo o Brasil, os responsáveis pelas procuradorias no Estado, inclusive o procurador-chefe, entregaram seus cargos na última semana em protesto contra o sucateamento do órgão, alvo de severos cortes até nas despesas básicas de custeio.
Clique aqui para acessar a íntegra da matéria no Blog do Moacir Pereira.
Clique aqui para acessar a íntegra da matéria do Diário do Goiás.
OUTROS DESTAQUES
Veja abaixo, outros portais que também deram destaque ao ato: