Na manhã de ontem, terça-feira, 31/01, os dirigentes das entidades representativas da Advocacia Pública Federal se reuniram na sede da UNAFE, em Brasília, para traçar metas conjuntas de atuação. O objetivo é fortalecer as reivindicações dos principais pleitos das Carreiras da AGU, no Poder Executivo e no Congresso Nacional.
As entidades definiram plano de trabalho contemplando reuniões com representante da Casa Civil, para tratar da carreira de apoio e lei orgânica da AGU; com o Advogado-Geral da União, para apresentar uma pauta comum de ações, já apresentada no final do ano passado, e reforçar a cobrança por apoio efetivo aos pleitos das Carreiras; dentre outras autoridades e parlamentares, a serem divulgados oportunamente.
Em relação à Campanha Salarial, as entidades definiram como ponto inicial que oficiarão à Ministra do Planejamento para reabertura da rodada de negociações em nome da Advocacia Pública Federal e da Defensoria Pública Federal.
O andamento dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, instalada no Congresso Nacional em outubro do ano passado, também foi objeto da reunião.
Encontro com o Deputado Federal Fábio Trad (PMDB-MS), para formalizar sua investidura na Coordenação da Frente Parlamentar, assim como para propor a realização de Seminário para discutir a Advocacia Pública no Congresso Nacional, em parceria com a Escola da AGU, e apoio à emenda ao PL 1992/07, que cria Fundo das Carreiras Jurídicas na Previdência Complementar do Serviço Público Federal, serão discutidos com o parlamentar.
Outra iniciativa que será realizada pelos Dirigentes da Advocacia Pública Federal é a busca de apoio junto ao Defensor-Geral Federal, em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Federais- ANADEF, ao PL 2432/11, que destina recursos para a reestruturação física das Instituições, apresentado pelo Deputado Wilson Filho (PMDB-PB).
Ainda sobre a infraestrutura da AGU, os Dirigentes atuarão junto ao Ministério da Justiça para tratar do recente Diagnóstico da Advocacia Pública lançado pelo Ministério, em que dados estatísticos revelam, dentre outras, necessidade de incremento de aproximadamente 370% da carreira de apoio da Instituição.
Participaram da reunião o Presidente da ANPAF, Rogério Filomeno, a Presidente da ANAJUR, Joana D’arc Mello, o Presidente do Sinprofaz e Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, Alan Titonelli, a Presidente da ANPPREV, Meire Lúcia Coelho e os Diretores da UNAFE, Luis Carlos Palacios e Gustavo Maia.