Foi instalada na manhã desta quarta-feira, 06, a Comissão de Administração, Trabalho e Serviço Público- CTASP na Câmara dos Deputados em Brasília. Os Diretores da UNAFE, Simone Fagá e Felipe Hessmann Dutra, acompanharam a votação para escolha da nova presidência da Comissão e pediram apoio parlamentar para as causas da Advocacia Pública Federal.
A nova presidência da CTASP foi eleita por voto secreto no plenário da comissão. Cada Deputado votou separadamente na chapa única, seguindo ato regimental da Casa, sob a coordenação do então Presidente da Comissão, Deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP).
Como presidente da comissão, foi eleito o Deputado Roberto Santiago (PSD-SP), para primeiro vice-presidente, o Deputado Laercio Oliveira (PR-SE), para segundo vice-presidente, o Deputado Armando Vergílio (PSD-GO) e para terceira vice-presidente, a Deputada Andreia Zito (PSDB-RJ).
Diversos parlamentares também acompanharam a instalação da comissão. Os discursos convergiram por uma atuação mais forte da CTASP, inclusive destacando temas polêmicos que devem passar pela comissão ainda este ano. O Presidente eleito, Deputado Roberto Santiago, defendeu que a atuação da Comissão será plena.
“Vamos buscar diálogo, o que não significa que os fatos que não tiverem acordo deixarão de ser votados. Todos os projetos irão a voto em respeito aos parlamentares que os sugeriram. Para a próxima reunião da comissão, já na semana que vem, discutiremos os projetos que devem compor a pauta com brevidade”, afirmou Santiago.
Durante a instalação, os Diretores da UNAFE conversaram com parlamentares sobre pautas de interesse da Advocacia Pública Federal, em busca de apoio aos pleitos. A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Fagá, reafirmou à Deputada Andreia Zito, a necessidade de marcar audiência Pública para debater o PLP 205/12, que altera a Lei Orgânica da AGU.
Zito afirmou que, como divulgado anteriormente, deverá apresentar à Comissão um requerimento de convocação do Advogado-Geral da União para comparecer à audiência. Segundo ela, o cancelamento da audiência pública no fim do ano passado, significou uma recusa do AGU em atender o requerimento de convite, o que justifica novo requerimento, dessa vez de convocação.
Os Dirigentes da UNAFE também conversaram com o líder do PDT, Deputado André Figueiredo (PDT-CE), e com o presidente da comissão eleito, Deputado Roberto Santiago, para pedir apoio para a realização da audiência pública para debater o PLP 205/12.