Na tarde desta quarta-feira, 13, a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Fagá, se reuniu com o Deputado Federal Amauri Teixeira (PT-BA), para pedir apoio ao parlamentar para a realização de concurso público para Procurador Federal.
A Diretora-Geral da UNAFE apresentou ao Deputado, a defasagem dos quadros da AGU que sobrecarrega os Advogados Públicos Federais, entregando cópias de dois avisos ministeriais datados de agosto do ano passado e janeiro deste ano, em que a AGU solicita disponibilidade orçamentária para realizar concurso ao Ministério do Planejamento.
“Todos sabemos que a sobrecarga de trabalho é uma das principais razões para o alto índice de evasão da AGU. Aqui constam dois avisos ministeriais que solicitam a disponibilidade de verba orçamentária para realização de concursos na instituição”, afirmou Fagá, pedindo ao parlamentar que intermediasse e agendasse uma reunião com representantes do Ministério do Planejamento para tratar do assunto.
Simone Fagá ponderou com o Deputado, que já havia se reunido com representantes da AGU em duas ocasiões para tratar do assunto. No dia 20 de novembro do ano passado, na PGF, Marcelo Siqueira informou que a questão era sua prioridade. “A Procuradoria-Geral Federal está trabalhando para lançar o edital de concurso no início 2013, mas tenho que demonstrar ao Governo a necessidade dessa demanda para que seja aprovada. Pretendemos preencher as 320 vagas que estão em aberto ainda no mandato da Presidente Dilma Rousseff”, afirmou Marcelo Siqueira na ocasião.
Fagá apontou ainda que em Fevereiro deste ano a entidade voltou a se reunir com a Adjunta do Advogado-Geral da União, Rosângela de Oliveira, e com a Diretora da Divisão de Gestão Estratégica da AGU, Tânia Vaz, para tratar do assunto. Na ocasião, a Adjunta do AGU afrmou: “A AGU está tentando trabalhar na realização de concursos públicos em prazos menores para evitar um grande número de vagas em aberto”.
“A UNAFE atua pela melhoria das condições de trabalho dos Advogados Públicos Federais. A espera pela realização dos concursos é sentida diariamente pelos membros, que estão sobrecarregados. Há atualmente mais de 300 vagas e, aberto no quadro”, afirmou Fagá.
O parlamentar afirmou que iria se reunir com representantes do Ministério do Planejamento até o fim deste mês, para pedir a abertura dos concursos conforme solicitado nos avisos ministeriais.
Outro ponto abordado pela Diretora-Geral da UNAFE no encontro, foi a nomeação dos aprovados no último concurso para Advogado da União. Fagá pediu que Amauri Teixeira solicitasse do Ministério do Planejamento a nomeação imediata de todos os aprovados.
O parlamentar se comprometeu em apresentar os pedidos da Diretora-Geral em reunião no MPOG.