O diretor-geral da Unafe e vice-presidente do Fonacate, Rogério Vieira Rodrigues, participou nesta quarta-feira (29), em São Paulo, do “Encontro com os Presidenciáveis Fonacate Eleições 2010 – A qualidade e a valorização do serviço público”, um debate para o qual foram convidados Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra, candidatos a presidência da República nas eleições do próximo domingo, três de novembro.
Com a realização desse encontro, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – Fonacate pretendeu conhecer as propostas dos candidatos para o setor público brasileiro, apresentar as carências enfrentadas atualmente pelas carreiras típicas de Estado e entregar um documento com as reivindicações para a melhoria e o aperfeiçoamento das funções públicas.
Ausências
Embora todos os três candidatos tenham sido convidados com mais de trinta dias de antecedência, apenas o candidato do PSDB, José Serra, compareceu ao encontro. Os demais alegaram falta de espaço em suas agendas de campanha. A organização do encontro ainda tentou junto aos candidatos que fossem enviados representantes capacitados.
Durante o encontro, o candidato José Serra defendeu a capacitação e qualificação permanente do funcionalismo público. “A estabilidade das instituições depende da qualidade do funcionário”. José Serra também defendeu a realização de concurso público e criticou a quantidade de cargos de confiança no governo federal.
Clóvis Souza