A Escola da Advocacia-Geral da União (AGU) lança, nesta quinta-feira (17/12), o livro “Nos limites da história: A construção da Advocacia-Geral da União”. A obra é resultado do trabalho de grupo de pesquisa da faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pelo professor Alexandre Bernardino Costa, sob a supervisão do atual diretor da Escola da AGU, o advogado da União Jefferson Carús Guedes, e do ex-diretor da EAGU e procurador federal, Mauro Luciano Hauschild.“Evidentemente não é um trabalho exaustivo e final sobre a história da Advocacia, trata-se de uma primeira tentativa de pesquisa da história da AGU que no futuro terá revisões, seguramente. É um livro sintético, mas traz boas novidades, principalmente com os debates sobre criação da AGU na Assembléia Nacional Constituinte”, afirmou o advogado Jefferson Guedes.
A obra conta a história dos 15 anos da instituição em sete capítulos. Entre eles, o aspecto histórico da Advocacia Pública antes da Advocacia-Geral da União; a presença da AGU na Constituição; a lei orgânica da AGU; a função essencial à Justiça; a estrutura dos órgãos e das carreiras da AGU; entre outros.
O grupo de pesquisa da UnB é composto por Adriana Monteiro da Silva; Beatriz Cruz da Silva; Eduardo Gonçalves Rocha; Jorge Luiz Ribeiro de Medeiro; Priscila Bezerra Temperani e pelo coordenador.
A publicação do livro conta com o apoio da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), da Caixa Econômica Federal e da Universidade Paulista (Unip).
Participarão da solenidade de lançamento do livro o Advogado-Geral da União, ministro Luis Inácio Lucena Adams, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli. O lançamento será às 19h, no Teatro Ulysses Guimarães, na Universidade Paulista (Unip), em Brasília (DF).
Fonte: Sítio da AGU
Data da publicaçã”.” . $!2009-10-09 15:19:00 “.”1!